Translate

domingo, 23 de junho de 2013

CANJICA




Olá a todos, aqui estou eu para mais um post...hehe.
Quem me acompanha sabe que meus post’s ocorrem no fim de semana, geralmente no domingo. Então, vamos lá! hehe.
Como estamos no mês das festas juninas, resolvi fazer um doce junino para esse fim de semana. E um dos doces que mais gosto é a canjica. Muito fácil de fazer, não tem erro.


Ingredientes:

250 g de milho para canjica (meio pacote)
3 copos de leite (600ml)
1 lata de leite condensado
metade de um coco sem a película marrom, picado
açúcar e canela em pau a gosto











Lave os grãos de milho e coloque-os para cozinhar até que fiquem macios. Isso deve ocorrer por volta de 3 horas cozinhando. Eu costumo cozinhar numa panela grande com água pela metade e vou completando a água para não secar. Não gosto de usar panela de pressão, pois o caldo do milho para canjica é denso e entope as válvulas, podendo causar acidentes.




Já com o milho bem cozido, acrescento a lata de leite condensado, o açúcar e a canela (uso uns 6 pedaços).
Coloque o coco em pedaços com ½ copo d’água e bata no liquidificador. Não bata demais, o coco deve ficar num estilo ralado grosso. Acrescente esta mistura na canjica e o leite. Mexa até ferver.
Desligue e está pronto. Pode servir quente ou gelado.






Eu gosto de quente, mas, no calor que está fazendo hoje, apesar do solstício do inverno em 21.06, prefiro saborear o doce bem gelado!!





15 comentários:

  1. Nunca comi canjica, Bel! Mas com os ingredientes que leva deve ser óptima :)

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  2. Querida Bel,

    Está como eu, agora tenho publicado só ao fim de semana, senão é um stress ! :) :)

    Nunca comi canjica, mas adoraria provar, a sua está tão cremosa, que aspecto delicioso ! :)

    Um beijinho grande*

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http:\\brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. Oi Bel, que delicia de canjica, com coco e canela hummm... fica muito saborosa!
    Beijos e ótima semana,
    Oslaine

    ResponderExcluir
  4. Nossa, cada blog que estou visitando estou vendo a receita de canjica. Acredita que eu nunca fiz e nem sequer provei??? Agora tá ficando impossível não querer experimentar...ta todo mundo falando, to bem curiosa, rsrsrs.
    Está muito bela a apresentação da sua :)
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Olá Bel,
    nunca comi canjica, mas tem um aspecto delicioso e uma cremosidade fantástica, gostava muito de provar.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Ola Bel,

    Nunca provei canjica mas morro de curiosidade, a tua so me despertou mais a enorme curiosidade que ja tenho.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. na casa da minha mãe (em MG), todo ano tem! é ótimo!
    eu gosto mais quanto tem amendoim e nos últimos tempos, minha irmã começou a acrescentar ameixa picada (não fica ruim)

    beijos e bom fim de semana!
    XD

    ResponderExcluir
  8. Canjica... Adoooooooooooro!!!
    Não sei porque no fim do mês de junho sempre fico um pouco acima do peso, Kkkkkkkkkkk
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil).
     
    http://decolherpracolher.blogspot.com
     

    ResponderExcluir
  9. Que delícia!
    Tu aí, ainda não participaste no meu passatempo? Mas ainda vais a tempo! Vê aqui, como participares:
    http://www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt/2013/05/passatempo-do-4-aniversario-do-o-meu.html
    Beijinhos da Mary Soliani

    ResponderExcluir
  10. Oi Bel! Quem não gosta dessa maravilha? Pura, com amendoim, coco, raspas de limão, canela, quentinha ou gelada, qualquer variação eu topo. Também gosto do munguzá, a canjica com o milho vermelho.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  11. Olá querida!

    Hum... deve ser deliciosa.
    Anotei direitinho a receitinha e assim que tiver oportunidade farei aqui em casa para experimentar.
    Estou te seguindo, se puder e quiser retribuir, desde já agradeço.
    http://encontrosobreculinaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Uma grande delícia que adoro e sempre preparo! Beijos...

    ResponderExcluir
  13. Hola!
    Tienes un regalo en mi blog.
    Espero que te guste.
    Saludos ♡
    http://merceditasbakery.blogspot.com.es/2013/06/pollo-con-costra-de-parmesano-y-pesto.html

    ResponderExcluir
  14. Gostei da sugestão. :)
    Não conheço, mas tem um aspecto delicioso.

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Obrigada pela visita ao meu blog, já provei canjica, pois tenho uma amiga brasileira que fez e deu-me a provar, também gostei muito do teu blog, vou-te seguir.A tua canjica ficou com um ótimo aspecto.
    Agora ando um pouco ausente, porque me magoei no trabalho, agora estou doente, mas amanhã vou pôr uma receita.bjs

    ResponderExcluir