Translate

segunda-feira, 3 de junho de 2013

BOLINHOS DE CENOURA









Esta receita eu vi aqui, neste site, que a autora do blog tirou do livro Bill’s Open Kitchen” de Bill Granger.

A receita é ótima, os bolinhos são deliciosos, ótimo acompanhamento para um almoço!
Há várias receitas de bolinhos fritos às colheradas com legumes, inclusive a clássica, com abobrinha.
Mas esta versão é especial porque realça o sabor adocicado da cenoura. 




Adaptei alguns ingredientes -  no lugar de farinha de trigo normal, usei a integral orgânica; e preferi água natural em vez de água tônica. O cominho e cúrcuma  substituí por curry.


BOLINHOS DE CENOURA 


- ½  de xícara de farinha de trigo orgânica natural
- ½ xícara de água natural
- ½ colher de chá de curry
- ½ colher chá de açúcar
- ½ colher de chá de sal
- 2 xícaras de cenoura ralada no lado grosso
- cebolinha e coentro a gosto




Misture tudo, formando bolinhos a partir de colheradas e frite numa frigideira de fundo grosso, com 1/4 de copo de óleo. Pré-aqueça o óleo antes de colocar os bolinhos.
Eles fritam rapidíssimo, mal colocamos na frigideira, eles douram. Vire o outro lado para dourar. Retire e ponha num recipiente com papel-toalha para absorver o excesso de óleo. Estão prontos para servir! 



  

19 comentários:

  1. Com cenoura nunca fiz mas acho que ia gostar desses.
    Ficaram com muito bom aspecto.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Bel,
    nunca vi nenhuma sugestão assim parecem umas pataniscas de vegetais, mas ficaram uns bolinhos com muito bom aspecto e certamente deliciosos, é sempre bom vir a este espaço e descobrir coisas deliciosas.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Bel, adorei os seus bolinhos de cenoura :)
    Nunca tinha visto mas a sugestão agradou-me bastante.
    Bjs e boa semana

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha visto uns bolinhos assim, gostei imenso da ideia

    ResponderExcluir
  5. Mmmmmm tiene que estar riquísimos, me encanta la zanahoria.

    Saludos ;)

    ResponderExcluir
  6. La verdad es que tienen una pinta increible! Deben ser muy sabrosos! Genial receta, Besos!

    ResponderExcluir
  7. Adorei os bolinhos, é mesmo uma surpresa quando mastigamos! Queria roubar umzinho se pudesse hehehe... beijos querida.

    ResponderExcluir
  8. Bel, estão lindos e gostei muito da tua opção de tempero! Ficam requintados!
    Beijinhos, boa quarta!

    ResponderExcluir
  9. Humm..Bel, já amei esses bolinhos, levam dois ingredientes que adoro, curry e coentro, ficaram com aspecto delicioso !!
    Aproveito para levar alguns …hehe

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Bel, minha querida que maravilha chegar ao seu Blog para retribuir sua visita e conhecer também a sua cozinha. Aí dou logo de cara com esses bolinhos divinos e cenoura, bem nutritivos e com um ótimo aspecto,adorei!
    Nossa, aqui só tem perdição gastronômica,boa é claro!rs
    Bju Grande. Re

    ResponderExcluir
  11. Tienen una pinta deliciosa, me comía unos cuantos ahora mismo!!! Besitos.

    besosdecanelaymenta

    ResponderExcluir
  12. Olá Bel,
    faço poucos fritos mas estes valem a pena :) adorei estes bolinhos, é uma ótima sugestão para acompanhar uma salada.
    Bjns
    Isabel

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Bel!!!
    Chego agora no seu blog, e me deparo com esse bolinhos de cenoura maravilhosos, fiquei salivando,hummmm, que delíciaaa!!!Receita prática do jeitinho que eu gosto!!!!
    Beijocas e que você tenha um lindo dia!!!

    ResponderExcluir
  14. Bel querida :)

    Vou roubar uns quantos para mim !
    Ah, pois vou ! :)
    Estão mesmo a rirem-se para mim à espera que eu os prove... eh eh eh
    Estão lindos amiga, por acaso não tenho muito costume de fazer bolinhos de legumes, faço de bacalhau e faço outro tipo de pastéis como rissóis e assim, mas destes não, mas parece-me uma excelente sugestão ! :)

    Um beijinho bem grande para si e outro para o Filipe ! ;)

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http:\\brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  15. Hum! Essses bolinhos com uma cervejinha....Ótima ideia!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  16. :)

    eu adorava desses bolinhos quando era criança!!

    ResponderExcluir
  17. Adoro este tipo de bolinhos salgados! Uma delicia!

    ResponderExcluir