Translate

sábado, 18 de maio de 2013

PUDIM DE ACEROLA



Hoje, trago para a sobremesa de domingo, este delicioso pudim de acerola. Se acerola é uma frutinha deliciosa, imagine o pudim feito com ela! E domingo é dia de sobremesa, pois durante a semana fazemos uma "reeducação alimentar" que nos impede de comermos sobremesas que não sejam frutas....fazer o quê....hehehehe. Domingo está aí para tirar o atraso. Que tal fazer agora à noite, para amanhã? Eu já fiz o meu! haha.






2 copos de suco concentrado de acerola
12 colheres de sopa cheias de leite em pó
8 colheres de açúcar branco (ou mais, se desejar)
4 ovos
forma redonda para pudim, com furo no meio
açúcar para caramelizar


Primeiro caramelize a forma: coloque uma xícara de chá de açúcar na forma a ser usada e leve ao fogo brando, mexendo sempre. CUIDADO, a forma esquenta muito, use uma luva térmica de boa qualidade. Ao se formar uma calda cor de caramelo, desligue o fogo e espalhe cuidadosamente com uma colher na forma toda. Reserve.
Misture todos os ingredientes no liquidificador. Despeje sobre a forma caramelizada e leve ao forno moderado-baixo em banho-maria (basta colocar a forma dentro de outra maior com água) por uns 45 min ou mais. 
Quando estiver dourado, faça o teste do palito. Se sair limpo, está no ponto. Retire do forno e espere esfriar. 
Desenforme, se desejar e leve à geladeira. Sirva gelado.

DICA: Eu uso 2 xícaras de acerolas congeladas para fazer o suco. Basta bater no liquidificador com 2 copos de água, coar, espremendo bem a polpa e usar o suco no pudim.










17 comentários:

  1. Que rica ideia: nunca fiz! Está com um aspecto delicioso!

    ResponderExcluir
  2. Olá Bel,
    O pudim têm um aspecto delicioso!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  3. Una fruta que me recuerda mi niñez cundo vivía en lanjarón , yá no las he vuelto a probar más. El pudin tiene muy buena vista. Besos.

    ResponderExcluir
  4. Óptima sugestão. :)
    Bom domingo

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de sumo de acerola, por isso tenho a certeza que ia adorar o pudim! Ficou com óptimo aspecto :)

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  6. Que delícia esse pudim de acerola Bel! Nunca fiz, mas com certeza vou experimentar logo, logo pois aqui tá com uma ótima safra delas bem vermelhinhas....Beijinhos...

    ResponderExcluir
  7. Olá Bel,
    Gosto de sumo de acerola, até já fiz gelado com ele :) mas pudim nunca experimentei, mas já fiquei rendida a este pudim.
    Ficou lindo e a textura é ótima. Em minha casa também deixamos os doce para o fim de semana, embora às vezes eu não resista a meio da semana a um docinho :) este tirava-me do sério
    Bjns e boa semana
    Isabel

    ResponderExcluir
  8. Olá Bel,
    adorei este pudim, mas tenho uma questão os copos de sumo de acerola são aqueles que vem congelados tipo Brasfrut?ou são simples sumos concentraos.
    Desculpa querida perguntar mas ficou tão bom estes seu pudim que eu-me uma vontade enorme e experimentar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sandra, isso mesmo, você pode usar o suco feito com a polpa, desde que faça um suco um pouquinho mais forte. É assim que faço tbm qdo não tenho acerolas disponíveis. Qualquer dúvida pode me perguntar, é um prazer poder ajudar.
      Bjos e boa semana.

      Excluir
    2. Olá Bel,

      obrigada irei então procurar de acerola, é que este pudim está mesmo com muito bom aspecto.
      Obrigada

      Excluir
  9. Ummmm probé la acerola en brasil, y me encantó, así que estoy segura de que esto es una delicia, la lástima es que aquí nunca he visto esa fruta. Un abrazo.

    besosdecanelaymenta

    ResponderExcluir
  10. Bel querida,

    Gosto muito do sumo de acerola, aqui até vendem mistura de sabores em que também a acerola entra ! :)

    O pudim está fantástico, tem uma cor tão linda, deve ser delicioso e eu adoraria provar ! :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http:\\brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  11. Ficou bem tentador, adoro pudins!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/05/2-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderExcluir
  12. Adoro acerola e esse pudim só pode estar maravilhoso.
    Bjs
    http://come-bebe-sorri-e-ama.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  13. Que ideia deliciosa Bel, um pudim de acerola, nunca experimentei, deve ter ficado divino, amei !! Difícil vai ser encontrar acerola aqui na Alemanha, mas quando for ao Brasil vou fazer esse pudim !!

    Beijinhos querida!!

    ResponderExcluir
  14. un vrai délice bravo
    bonne soirée

    ResponderExcluir
  15. Não conheço Acerola, mas o pudim tem muito bom aspeto, quero uma fatia :)

    Beijos

    ResponderExcluir