Translate

quarta-feira, 1 de maio de 2013

PAVÊ FESTA




Para este feriado, tão especial, o dia do trabalhador, resolvi fazer uma sobremesa especial também.

Esta receita que trago hoje é uma receita de família. Minha mãe aprendeu este pavê há muitos anos num curso de culinária e o aprimorou. Durante muito tempo, recordo-me dele como sendo a atração das sobremesas durante as festas. 
Eu mesma o preparei diversas vezes em festas de confraternização no serviço e fez sucesso absoluto. Sempre.
Com o tempo, outras delícias vão surgindo e algumas vão ficando no esquecimento.
Então resolvi resgatar uma versão dele para este  1º de Maio.

Este pavê merece ser resgatado. Ele é muito bom. E você pode fazê-lo em dias especiais ou em dias de festa. Vai acabar num segundo.






PAVÊ FESTA

- Alguns biscoitos doces de sua preferência para a montagem: (biscoito maisena, bolacha Maria são os mais usados, mas pode-se usar o que lhe apetecer.)
- Um pouco de leite para umedecer os biscoitos
- Coco ralado a gosto, hidratado com algumas colheres de água fervente.


Para a base:
1 caixa de gelatina vermelha
3 bananas

Para o creme:
1 lata de leite condensado
1 lata de leite 
use como medida a de leite condensado)
3 gemas

Para o marshmallow:

1 xícara (chá) de açúcar
1/3 xícara (chá) de água
3 claras





Base:
Prepare a gelatina conforme as instruções do fabricante, porém use um pouco menos de água. Na caixinha que eu usei, mandava usar 500ml e eu usei 400ml. Isto para que a gelatina fique um pouco mais firme.Depois de derretida a gelatina, coloque-a num pirex e acrescente 3 bananas cortadas em rodelas. Leve à geladeira até que a gelatina fique firme. Eu a preparo na véspera, à noite.

Creme:
Coloque numa panela os ingredientes para o creme, misture muito bem e leve ao fogo brando até engrossar. Desligue o fogo e cubra o creme com papel filme para não formar película. Espere esfriar.

Marshmallow:
- Misture o açúcar e a água numa panela e mexa até obter o ponto fio (deixe a calda ferver e teste vertendo um pouco dela com a colher: se formar um fio, está no ponto).
- Coloque lentamente sobre as claras, já batidas em neve (com a batedeira ligada, não pare de bater) a calda em ponto fio. Continue batendo por 5 minutos.


MONTAGEM:

Retire a gelatina da geladeira, coloque o creme já frio por cima, polvilhe com coco  ralado, acomode os biscoitos umedecidos e ponha por cima de tudo o marshmallow, espalhando cuidadosamente. Mantenha o doce na geladeira até a hora de servir. 
NOTA: mantenha-o sempre bem refrigerado, não no freezer, mas no pequeno congelador da geladeira é o ideal.

EM TEMPO: eu refiz o pavê e acomodei os biscoitos sobre a gelatina. E por cima, o creme. Ficou bem mais firme. hehe. É isso que dá ficar anos e anos sem refazer a receita. Mas, de qualquer forma este pavê fica bom, de qualquer jeito! hehehe.




Aqui você pode observar a formação do pavê. 






E bon apetit! 

14 comentários:

  1. A única palavra que me ocorre de momento é UAUUUUU adoro pavê e isto está divinal, vou guardar a receita, Bel e quando tiver oportunidade vou experimentar e já sabes que depois partilho :)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom,Paulo, experimente, vc vai gostar!
      bjs

      Excluir
    2. Bel o prometido é devido e aqui está :)

      http://thewildkitchenportuguesa.blogspot.pt/2013/06/pave-de-festa.html

      Delicioso, beijos.

      Excluir
    3. Que bom, Paulo, estou dando um pulinho aí no seu blog para ver!
      Bjos.

      Excluir
  2. Minha querida Bel,

    Pelas fotos divinais que aqui eu vejo, digo-lhe que este pavé na minha mesa duraria pouco, muito pouco mesmo ! :)

    Que pecado tão tentador, tão guloso, tão apetecível e que lindas cores adquiriu... um destes dias perco a cabeça e faço mesmo ! :)))

    Beijinhos grandes para si, minha linda e para o Felipe também !
    Acho que nem nunca comentei que achei mesmo engraçada a coincidência, duas Mães Isabel com dois filhos com nomes idênticos, mudando apenas o género ! :)

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt


    ResponderExcluir
  3. Oi Bel,
    Essas receitas de família são sempre as melhores.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. Nossa que delícia..
    Eu fiquei aqui namorando as fotos.. e imaginando o quanto essa delícia faria sucesso aqui em casa...
    Hummmmm
    Com certeza vou testar aqui..
    Um super beijo viu?

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da receita deste pavê, Bel! As receitas de famílias são sempre óptimas porque foram melhoradas ao longo do tempo até ficarem perfeitas :) e para além disso trazem-nos sempre boas recordações :)
    Beijinhos e bom fim-de-semana*

    ResponderExcluir
  6. OLá Bel, venho retribuir a visita ao meu blog e dizer-te que por aqui também encontrei muitas delicias.

    Um beijinho.

    Paula

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Bel!
    Receitas de mãe são sempre um sucesso... que delicia de sobremesa, esta mistura de ingredientes deve ficar maravilhosa!
    Beijos e ótimo fds,
    Oslaine

    ResponderExcluir
  8. Ficou uma sobremesa super bonita e agradável.
    Bom fim de semana, kiss
    Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante da sobremesa Bel... fica com excelente apresentação e deve ser uma delicia :)
    Boa sugestão.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Bel, está muito lindo!!! Também adorei as suas taças ;)
    Beijinhos, bom sábado!

    ResponderExcluir