Translate

quinta-feira, 25 de abril de 2013

TARTE DE BANANA COM CHOCOLATE






Finalmente, o outono dar o ar de sua graça. Pelo menos aqui, no centro-oeste brasileiro, pois no nordeste e norte, o calorão continua, amenizado por algumas abençoadas chuvas.
Mas por aqui, o clima refrescou. E foi assim, do dia para a noite. Até sábado da semana passada, o calorão vigorava. Então o domingo veio fresco, agradável. A segunda esfriou mais um pouquinho e temos tido, desde então, noites e manhãs frias e o resto do dia agradável.
Já não era sem tempo porque o calor já estava de matar!!
Então, chega de conversa mole e vamos a nossa receitinha de hoje.


Hoje eu trouxe uma torta especial, que eu aprendi no blog da Isabel, o Emoção às Colheradas. A receita original está aqui.
Logo que vi a torta fiquei louca para fazer, o aspecto e os ingredientes me cativaram!

Achei a Isabel muito criativa, pois criou esta torta a partir de coisas que sobravam em sua geladeira.



Tentei adaptar os ingredientes de Portugal para os nossos ingredientes brasileiros.

Descobri que a massa quebrada é a nossa massa podre ( pâte sucrée) então fiz uma receita de massa podre para essa torta.

Como não conhecemos queijo creme, imaginei se seria como o nosso queijo catupiry de caixinha ou um requeijão cremoso. Por se tratar de torta, optei pelo requeijão cremoso. Deu certo.
Por preguiça de cozinhar a lata de leite condensado, usei a mesma quantidade de doce de leite pastoso. 
Esta torta leva balinhas caramelo, que deram um prazer extra a cada bocado, um gostinho de surpresa, pois é delicioso encontrar pedacinhos de caramelo nesta torta!
Eu a achei fantástica, sem ser excessivamente doce, pois o requeijão quebra o doce de leite e equilibra os sabores.

 Então vamos parar de blá blá blá e ir ao que interessa, hehehehe




TARTE DE BANANA COM CHOCOLATE

(A receita original você encontra aqui, no site Emoção às Colheradas).



1 receita de massa podre
250 g (1/2 lb.) de farinha de trigo
125 g (1/4 lb.) de manteiga gelada
2 gemas
100g (3 ½ oz.) de açúcar refinado
raspas de um limão ou laranja

Para a torta
1 requeijão cremoso
1 xícara de iogurte natural caseiro (se usar o industrializado, use 1 iogurte e meio, daqueles integrais de 170g)
4 ovos
1 lata de doce de leite pequena ( do tamanho de uma lata de leite condensado)
1 envelope de gelatina incolor em pó
2 bananas
10 caramelos
150 g de chocolate picado (uma xícara de chá)
Forno pré-aquecido a 180ºC/360ºF
uma assadeira de 28cm (10,5 inch) de diâmetro, com fundo falso


Preparo da massa:
Misture tudo cuidadosamente, na seguinte ordem: farinha, raspas de limão, manteiga, gemas, açúcar. Mexa com uma colher e só no final, use as mãos, para a massa não derreter.  Forme uma bola e leve à geladeira por 30 minutos.
OBS: Eu fiz a massa num dia e preparei a torta no outro.

Preparo da torta:
Num recipiente, misture o requeijão, iogurte, ovos, doce de leite e a gelatina, que deve ser dissolvida em 5 colheres de sopa de água e em seguida aquecida para derreter, 15 segundos no microondas. Então acrescente a gelatina ao creme e mexa muito bem.
DICA: Com um batedor de ovos é mais fácil para mexer por causa do doce de leite.

Forre uma forma de fundo falso com papel manteiga, unte com margarina sobre o papel e coloque a massa. Sobre a massa acomode as bananas em rodelas, o chocolate picado e os caramelos. Acrescente cuidadosamente o creme e leve ao forno médio-baixo por 40 minutos ou até dourar levemente. Retire, espere esfriar e leve à geladeira.




 Esta torta é muito, muito gostosa e serve bem tanto como sobremesa como para um lanche, pois é substancial.



Bom apetite!!









18 comentários:

  1. Olá Bel,
    A tarte está com um aspecto delicioso!!!
    Se estás farta do calor, faz o favor de o mandares para Portugal porque estou farta do mau tempo!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, que bom que gostou! Qto ao calor, acho que está correndo para aí, mesmo, pois daqui ele anda fugindo cada dia mais! Ele já estava fritando nossos miolos....heheheh
      Bjos.

      Excluir
  2. Bel, eu adoro a combinação de banana e chocolate! Ficou com um aspecto delicioso e achei a adaptação de ingredientes perfeita!

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  3. Oi Bel esta uma combinação de sabores que eu adoro, comeria uma boa parte desta torta de joelhos hehe, a apresentação está linda, bom final de semana, beijos !!!

    ResponderExcluir
  4. Tem um aspecto delicioso. Gosto da combinação da banana com chocolate. beijinhos e bom fim-de-semana

    ResponderExcluir
  5. Olá Bel,
    Sinto-me muito honrada por teres feito uma receita minha e muito feliz por saber que foi um sucesso.
    Adaptas-te muito bem os ingredientes, ficou linda e como tu tão sabiamente dizes, há nela um equilíbrio de sabores e é um prazer encontrar o caramelo a cada dentada :)
    Obrigada por teres confiado na minha receita, foi um prazer vê-la aqui tão bem adaptada por ti.
    Bjns e bom fim de semana
    Isabel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um prazer, para mim, Isabel, poder compartilhar de sua receita!
      Bjsss.

      Excluir
  6. que tentação!
    obrigada pelo comentario no meu blog que me fez vir conhecer este cantinho! gostei e já adicionei. Quanto aos macarons acho que não há nada como testar, e se não correr bem pode sempre tentar de novo!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  7. Com bonita tarte :) adoro o aspeto da fatia :) Nós aqui por Portugal queremos é sol e calor :) estamos fartinhos da chuva e frio :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. une tarte bien gourmande comme je les aime, un pur bonheur
    bonne journée

    ResponderExcluir
  9. Que delicioso aspecto!!
    Chocolate e banana, uma grande combinaçõa. :)

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  10. Ai Belzinha.... Quando eu vi essa receita da Libelinha, fiquei a suspirar!!! E está na lista de receitas para fazer!! Ela tem esse dom comigo!
    E a tua ficou deliciosa!!! E estou a imaginar essas mudanças.... Que delicia!!!
    Bom fim de semana!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Querida,

    Uma receita da nossa Isabel é sucesso garantido, nunca eu tenho dúvidas disso, adoro a cozinha dela e adoro as delicias dela !

    Já tinha visto essa tarte por lá e devo dizer-lhe que a sua adaptação está perfeita, adorei a forma como se "desenrascou" em substituir ingredientes tendo em conta o que consegue obter por aí ! :)

    Ficou lindíssima e com um aspecto super delicioso, não me importava mesmo nada de lhe roubar uma valente fatia ! ;)

    Um beijinho grande

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, foi mesmo difícil optar entre o catupiry, mascarpone, creme de queijo minas, cream cheese, quase fiquei doida hehehehehe, mas o requeijão cremoso ficou perfeito.
      Bjo

      Excluir
  12. Olá Bel,
    A junção da banana com o chocolate é excelente. Ficou maravilhosa,
    Bom fim de semana, kiss
    Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderExcluir
  13. Que rica!!! para mi, chocolate y banana forman un matrimonio perfecto, me encanta esa mezcla. Me apunto tu receta y la pruebo seguro. Un abrazo.

    besosdecanelaymenta

    ResponderExcluir