Translate

domingo, 28 de abril de 2013

PÃO DE FORMA CASEIRO



Então.....pão de novo. hehe. Estou  na minha fase "pãosística" e só penso em fazer pão,  experimentar as diversas massas e receitas...e, eis que descobri essa nova receita e que trago aqui um pão de forma delicioso, macio e que serve tanto para comer com manteiga como para fazer um sanduíche legal.


A receita original deste pão de forma é para 2 kg e os ingredientes são medidos rigorosamente em gramas e pesados na balança, pois foi elaborada para pães artesanais (pães caseiros que se vendem em boulangeries). Como o nosso pão é caseiro, não há necessidade deste rigor todo. Adaptei a receita e ficou perfeita, resultando num pão saboroso e macio. 
NOTA: A receita original não faz a esponja, mas usa três fermentações. Achei por bem fazer a esponja, no que resultou em 3 fermentações, mais a da própria esponja. Bem, finalizando essas explicações, deixo para vocês a receita do pão de forma mais saboroso que já fiz e que já comi..heheheh.




PÃO DE FORMA CASEIRO

(Adaptado do livro  Pão – arte e ciência – Senac)

500 g (ou cerca de 4 xícaras de chá) de farinha de trigo
37,5 g (ou meia xícara de chá rasa) de fécula de batata
22g (ou 1/4 xícara de chá) de leite em pó
2 colheres de sopa (ou 2 envelopes) de fermento biológico seco
20 g (ou 1/8 de xícara de chá) de açúcar branco
1 colher de sopa cheia de manteiga
1 colher de chá de sal
forma de bolo inglês (21cm x 7cm)

Faça a esponja:

Bata no liquidificador 1 xícara de farinha de trigo, o leite em pó, o fermento, açúcar e a manteiga derretida. Deixe descansar de preferência no forno, por 30 minutos até 2 horas.
Ponha o restante da farinha numa vasilha grande e acrescente a esponja no meio, agregando aos poucos a farinha. 

1ª Fermentação: Em seguida sove a massa por uns 7 minutos ou até a massa estar macia e forme uma bola. Deixe crescer por 1 a 2 horas. 

2ª Fermentação: Pegue a massa  novamente, sove 1 minuto, só para tornar a formar a bola. Volte para a vasilha e deixe crescer mais duas horas, mais ou menos.

3ª Fermentação: Pegue a massa e coloque numa forma de bolo inglês (21cm x 7cm), untada com óleo. Deixe crescer de 1 a 2 horas. 
Pincele com gema de ovo ou leite com açúcar e leve ao forno baixo-médio por 20 a 30 m, depende do forno.

Ao retirar do forno, desenforme e deixe esfriar numa grelha ou o pão evapora e molha por baixo.

Este pão fica delicioso, macio e dura vários dias (lógico que, com o tempo, vai ficando durinho, hehe, mas conserva o sabor intacto e é possível tirar fatias mais finas e retas). NOTA: Eu conservo os pães que faço numa forma ou travessa coberto por um pano de prato limpo. Nunca abafe com vasilhas plásticas ou outra qualquer. Se abafar, o pão até fica mole, mas perde o sabor, umedece e mofa antes do tempo.


24 comentários:

  1. Adorei o teu pão de forma, está com um aspeto fantástico :) fazer pão vicia :) eu também já gosto muito de o fazer em casa.
    parabéns, continua a fazer estas delícias
    bjns
    Isabel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito bom fazer pão, é viciante :)
      estou de olho nos seus pães, também fabulosos!
      bjos

      Excluir
  2. Que pão lindo!!!! já me estou imaginando a barrar uma fatia com compota... ;)

    beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  3. Nossa que delícia..
    Menina, hoje é o dia do pão..
    Hoje fiz rosca de coco.. e trança recheada de calabresa.. e agora chego aqui e vejo essa delícia..
    Ficou lindo.. a textura está perfeita.
    Nossa que vontade de provar uma fatia com uma manteiguinha..
    Hummmm

    Tudo de delícia..

    Um super beijo e uma tarde especial viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada,Sheila,
      Fazer pão é uma terapia..hehe
      bjo

      Excluir
  4. Ficou um pão lindo, apetece mesmo levar uma fatia.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Querida Bel,

    Fazer pão em casa dá-nos uma sensação mesmo boa, não acha ?
    Eu adoro fazer e faço cada vez mais ! :)

    Adorei o seu pão, está com uma textura fofinha, fantástica, vejo que foi mesmo uma sucesso ! :)

    Beijinhos grandes

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então somos duas a gostar cada vez mais de fazer pão...aliás, várias, pois vários blogs estão com essa mania...hehe
      bjo

      Excluir
  6. Querida Bel,

    O pão está tão lindo, com uma textura tão fofinha, tão convidativa a que lhe barremos uma manteiga ou compota !

    Também faço e cada vez gosto mais de fazer, é uma sensação tão boa fazer pão em casa ! :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  7. gosto do pormenor "pãosística" :D a parte de sovar a massa também parece bem hehehe, bem venha dai a manteiga que marcha que é um mimo :)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Paulo, só 8 minutinhos sovando, hehe.
      A tua fatia segue com manteiga!
      bjos

      Excluir
  8. Uma grande delícia! Ai se eu pudesse pegar a minha fatia agorinha....beijinhos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  9. Bel, que pão fantástico!! Ficou com um aspecto bem fofinho, como eu gosto :) Uma fatia de pão quentinho com manteiga ou compota, huuuummm :)
    Beijinhos e boa semana*

    ResponderExcluir
  10. Te ha salido muy bueno, tiene una pinta superior.

    ResponderExcluir
  11. Bel... seu pão ficou uma delicia e muito lindo :)
    Também sou grande apreciadora de pão caseiro. :D
    Bjokas e boa semana

    ResponderExcluir
  12. Olá Bel,
    O seu pão esta lindo, fofo, e é melhor que o pão de compra.

    ResponderExcluir
  13. Pão de forma dá sempre jeito ter em casa! Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  14. Ontem passei por aqui e vi o teu pão Bel!! E o que eu adoro este tipo de pão! Mas nao pude comentar, porque estava no trabalho!! E fiquei a matutar, porque eu sou uma naba com pao!! Um dia destes comprarei uma maquina, e aí, minha querida, vou ter sempre paozinho bom!! Enquanto isso nao acontece, vou me babando qd vejo pães como este!! Que maravilhaaaaa! Pena que nao es minha vizinha!!!
    Um beijinho
    Mena.

    ResponderExcluir
  15. Pão de novo e eu agradeço que preciso de variar as receitas com receitas que funcionem! :)))

    ResponderExcluir
  16. o seu pao me chamou a atençao : está lindo!!!

    mas poderia me certificar a quantidade da fécula , por favor.

    pesei 1 xic e deu 190 g e nao 37,5 g.

    muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Grazi,
      Enfim, aqui estou! Desculpe em não responder, tive problemas com o blog, não conseguia acessar e quase tive um troço! Expliquei tudo nesse post, dá uma olhadinha lá, que citei você entre outras pessoas que ficaram prejudicadas, também:é o post de hoje, 17.06.14.

      http://deliciosaalquimia.blogspot.com.br/2014/06/um-quase-retornoe-um-pedido-de-desculpas.html

      AGORA VAMOS AO QUE INTERESSA...
      você tem razão, não é uma xícara rasa, é meia xícara rasa. Já arrumei no post, obrigada por ter avisado.

      Quanto a 190 para uma xícara, não confere muito com a xícara padrão, que dá 100g de fécula.
      Você usa a xícara padrão? Nela, meia xícara corresponde a 50 g de fécula. Usando a meia xícara, vc coloca um tiquinho menos e consegue aí uns 40 g mais ou menos. Não é necessário rigidez, mas não convém passar de 50 g, pois pode ressecar a massa. Tenta lá, qq coisa, me avisa, viu? Eu agora posso responder direitinho!
      Beijos!!

      Excluir