Translate

domingo, 24 de março de 2013

LAGARTO (CORTE BOVINO) RECHEADO COM BATATAS - PRATOS DO DIA A DIA


(LAGARTO BOVINO - EYE ROUND - RONDE DE GÎTE)

Lagarto é um corte de carne bovina. 


 Assim é conhecido no Brasil inteiro (ou quase, porque esta terra é imensa), mas....como me lembrou o amigo português Paulo  do blog The Wild Kitchen, o nome é esquisito....para mim é tão natural que nunca tinha pensado nisso, ou seja, nunca tinha pensado naquele bichinho primitivo, aquele réptil, sabe???heheheh

Não sei como se chama em Portugal, ou em outras línguas. 
Descobri que em inglês chama-se EYE ROUND. Estou fazendo pesquisas em outras línguas, pois o google tradutor está associando o nome do prato ao réptil..............socorro...

Não é nada disso, gente, é um corte de carne bovina traseira, sem gordura e macia. É muito apreciado por aqui. Agora, que estou atentando para isso, o nome é esquisito, mesmo....hahahaha.


Estou pesquisando  o nome em outras línguas......hehehehe.... assim que descobrir eu posto aqui. .Não pensem que estou caçando répteis, não,viu? rsrsrsr


Então....hoje, resolvi trazer uma receita bem fácil, prática e gostosa para fazer no almoço da semana. E inaugurei uma nova tag no blog: Pratos do dia a dia – são pratos fáceis e rápidos. Pensei em ajudar quem não tem muita prática e nem paciência e quer fazer um trivial que seja gostoso e prático, sem aquela sujeirada de panelas em cima da pia pra lavar antes mesmo do almoço....imagine então, depois...kkkkkk









 Esta peça bovina é uma carne ótima para isso, e quase que se “prepara sozinha” hehehe, você só tem que ficar de olho no tempo do cozimento.

Prefiro preparar numa panela comum, sem pressão, porque acho que o sabor se distingue e a gente pode também controlar o ponto certo, cozido, mas ainda macio, sem ressecar demais, sabe, acho que sem pressão controla-se mais facilmente. Mas se você estiver com pressa, e sem paciência de pingar água toda hora na panela, o passo a passo da panela de pressão está aí em baixo também...porque ninguém é de ferro o tempo todo! Só às vezes....heheheh




LAGARTO BOVINO RECHEADO  COM BATATAS

uma peça de lagarto bovino (eye round,ronde de gîte, etc) pequena (1kg, mais ou menos)
3 tomates
1 colher de sopa de extrato de tomate
sal a gosto e 2 dentes de alho socados no pilão
1 cebola
1 calabresa
meio pimentão vermelho
3 batatas grandes, descascadas e cortadas ao meio.


Tempere a peça com o sal e o alho, faça um furo no centro e encaixe a lingüiça calabresa. Deixe apurar de um dia para o outro (ou, pelo menos 30 minutos) para absorver o tempero.
Ponha um pouco de óleo na panela de pressão, coloque a carne e frite  de um lado e do outro, rapidamente, só para dourar.

Cozinhe as batatas a parte, com um pouco de sal na água do cozimento.
Acrescente a cebola e o tomate, meio pimentão, tudo cortados em gomos, mexa rapidamente para dourar a cebola, acrescente o extrato de tomate e adicione a água até atingir metade da carne e cozinhe com a tampa meio fechada.

Vá acrescentando água sempre que secar, até  ficar macio, coisa de 2 horas. Ah, não quer fazer na panela comum?
Você pode usar a panela de pressão, nesse caso, cubra a carne com água até a metade e feche a panela. Após apitar, conte 30 min de cozimento.

Desligue a panela de pressão e espere sair TODO o vapor. Se tiver pressa, você pode erguer suavemente a válvula com um garfo, sem tirá-la do lugar e não é preciso erguer a válvula toda, um pouco é suficiente e espere sair o vapor todo).

 Quando  estiver cozido, retire-o da panela e corte em fatias. Reserve num refratário.

Coloque as batatas já cozidas por 2 minutinhos na panela onde cozinhou a carne.

Arrume-as com as fatias de carne.  Acrescente um pouco do caldo onde a carne cozinhou e leve tudo à mesa, quentinho e apetitoso!





Sirva com legumes cozidos a seu gosto! E Se tiver paciência de fazer, uma saladinha também acompanha bem o prato, mas....com os legumes,  já terá um prato colorido e saudável!





 Bom apetite!

18 comentários:

  1. Bel, adorei o aspecto desta carne! Ficou muito tenra, mesmo como eu gosto :)

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  2. Essa carne tem um aspecto delicioso, vê-se que é bem tenra.
    Goste muito.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Que delicia! Um almoço de Dommingo bem ao meu gosto!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Bel!

    A carne tem um aspeto divinalllll, mas o nome é psicologicamente esquisito :D Lagarto :p

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paulo, não sei como se chama em Portugal, mas lagarto é um corte bovino...no sul do país, é conhecido como tatu...que te parece? rsrs.
      Vou esclarecer no post, obrigada pela dica! Muita gente de outros países pode pensar que estou caçando lagartos no deserto para comer....kkkk.

      Excluir
    2. Olá Bel :)

      É verdade :) de nada os comentários servem para isso também :)

      Beijos

      Excluir
  5. Bel, eu não como carne há uns bons anos, mas adorei essas batatinhas com molho!!!
    Beijinhos, boa semana!
    Madalena

    ResponderExcluir
  6. Bel, vaya plata mas rico y completo, y acompañado por los que mas nos guste. bs.

    ResponderExcluir
  7. Que belo almoço hein Bel?
    Uauuuuu
    Tenha uma linda semana.
    Beijãooo

    ResponderExcluir
  8. un plat appétissant et délicieux
    bonne semaine

    ResponderExcluir
  9. Olá Bel
    Fiquei deliciada com o teu lagarto!
    Obrigada pela visita!
    Já fiquei fã do teu blog!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  10. Bel, venho agradecer e retribuir a visita no meu blog.
    Tem aqui um blog fantástico!
    Ficou um prato bem sugestivo!
    Beijinhos,
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  11. Estive a ler as suas receitas e tem pratos fabulosos, e um aspecto bom, confio em si, e vou tentar adaptar algumas à cozinha. Quero dar-lhe os parabéns pelo blog pois é muito bom.
    Tenho um blog que gostava que conhecesse. O Peregrino E Servo.
    PS. Se desejar fazer parte dos meus amigos virtuais esteja à vontade decerto que irei seguir também o seu blog.
    Que haja paz e saúde no seu lar.
    Com votos de saúde e grandes vitórias.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir
  12. Que maravilha de prato e deve ser delicioso
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá Bel

    A carne está com uma aspecto delicioso.

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. No tengo ni idea que pieza es pero se ve bien rica.
    Besos

    ResponderExcluir
  15. Adoro lombo recheado.. e com essas batatas..
    Nossa!! Ficaram super convidativas...
    Adorei a dica..

    Um beijo mais que carinhoso viu?
    E uma tarde mais que especial..

    Sheila

    ResponderExcluir
  16. Querida Bel,

    Estou de regresso, depois de uma semana altamente atribulada com a cirurgia da minha filha e com o grave problema que afectou o meu Blog do Chocolate.

    Desculpe a minha ausência e muito obrigada pelo seu carinho e apoio nestas horas que foram difíceis !

    Adorei a sugestão que deu desse corte de carne que parece uma delicia, pelos menos advinha-se bem tenrinha ! :)

    Beijinhos, boa Páscoa

    Isabel

    ResponderExcluir