Translate

segunda-feira, 18 de março de 2013

CUSCUZ DE TAPIOCA




O nome cuscuz  sugere aquele cuscuz feito com flocos de milho (ou fubá) com água e sal cozido em banho-maria. Ou o cuscuz paulista. Mas não é nada disso.... e de milho ele não tem nada, hehehe..

Este é o cuscuz de tapioca, um  delicioso doce, tradicional do nordeste, e que leva apenas tapioca, açúcar, coco e leite. A tapioca encontra-se no supermercado, na seção onde ficam os polvilhos, canjica, etc. Não é farinha, é em grãos pequeninos e irregulares. 

Existem milhares de receitas e mil modos de preparar o cuscuz de tapioca. 

Este modo de preparo é o mais fácil que existe e deixa o grão macio por igual, evitando que a gente encontre grãos duros no meio do doce.


Em tempo: atendendo à duvida de uma leitora, posto aqui uma foto da tapioca - ela é como uma farinha, mas os grãos são secos e muito duros. Tão duros quanto o sagu ( que é a mesma tapioca em forma de bolinhas). É comercializada por este nome mesmo - TAPIOCA, somente. Não confundir com massa de tapioca (que é o polvilho molhado para fazer a "tapioca" ou beiju, aquela panquequinha com recheios doces e salgados, tão famosa  no nordeste).










CUSCUZ DE TAPIOCA 

1 xícara de tapioca
4 xícaras de leite
½ xícara de açúcar
1 xícara de coco ralado (nem grosso nem fino)
um pouco de coco ralado grosso para enfeitar
leite condensado a gosto


Coloque numa panela o leite e a tapioca. Leve a fogo brando e mexa suavemente até quase ferver. Adicione o coco ralado e o açúcar, desligue o fogo  e passe o doce para um refratário. Deixe descansar mexendo de vez em quando. Após esfriar, cubra com o coco ralado grosso para enfeitar e coloque na geladeira. Depois de 6 horas, o doce está pronto para servir. Sirva acompanhado de leite condensado a gosto.

OPCIONAL: você pode adoçá-lo com o leite condensado também, não sendo necessário o açúcar. Dose a quantidade a seu gosto.



                                       Observe que o doce é formado de pequenos grãos









 O doce servido com leite condensado

Que tal experimentar fazer essa delícia e variar a sobremesa?



































48 comentários:

  1. não conheço a tapioca mas pela aparência do doce deve ser uma delicia.. ainda por cima acompanhada com coco..
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Bel, adorei esse doce!! Não conhecia a receita, mas acho que ainda não encontro a tapioca à venda, é pena porque deve ser uma delícia :)

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tapioca agora tem até no supermercado, vc encontra nas prateleiras que vende fubá e farinha

      Excluir
    2. essa tapioca seria SAGÚ? ou seria a mesma tapica que faz o beijú? amei a receita..... estou louca para fazer..... estava lendo e salivando... :D

      Excluir
  3. Oi Bel

    Eu topo sim experimentar essa deliciosa sobremesa, nossa, que delicia que deve ser...

    Vim conhecer o seu cantinho e olha fui puxando o banquinho para vir aqui beber um cafezinho muitas e muitas vezes!!!

    Beijocas

    Margarida

    http://tachosvspanelas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que rico madre, tapioca, coco y sobre todo leche condensada, no se puede pedir más. bs.

    ResponderExcluir
  5. Oi Bel, adoro esse cuscuz, costumava comer na praia, no Rio, o seu ficou com um aspecto super delicioso!!

    Beijinhos
    Marisa

    ResponderExcluir
  6. UNE douce gourmandise bravo
    bonne soirée

    ResponderExcluir
  7. Ui, que bom!!! Adoro a cor e a cremosidade! A experimentar ;)
    Beijinhos, boa semana!
    Madalena

    ResponderExcluir
  8. Ai que maravilha,apetece mesmo roubar para trincar um bocadinho:)

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Bom dia!
    Não conheço este cuscuz, mas ficou uma delicia!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Siempre he comido tapioca en sopa pero nunca en dulce: me llevo tu receta que me encanta.
    Besos

    ResponderExcluir
  11. ola vim agradecer a visita e vi um pouco do teu cantinho e gostei mt e esta receita esta super bom aspecto hum bjs

    ResponderExcluir
  12. ficou delicioso, apetece meter a colher :)
    a minha mãe fazia uma tapioca, mas não levava coco.
    Bjns
    Isabel
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  13. Nossa que delicia.
    Nunca ouvi falar em cuscuz de tapioca, amei :)
    Acho que tenho ainda na dispensa, vou ver e já fazer no findi. Adoro receitas assim diferentes e deliciosas.]Beijooos

    ResponderExcluir
  14. Olá bel, obrigada pela visita e pelo comentário deixado no meu blog. Já me fiz seguidora do seu. Este cuscuz de tapioca está com um aspecto delicioso. Beijocas

    ResponderExcluir
  15. Olá Bel,
    obrigado pela tua visita lá no meu cantinho culinário. Já te estou a seguir aqui no teu espaço.
    Vi por aqui muita coisa boa, é engraçado como a culinária portuguesa e brasileira tem coisas diferentes mas são espetacularmente deliciosas as duas.
    Bjinho
    http://papinhadoce.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  16. Querida,

    Infelizmente eu não conheço a tapioca, portanto essa sobremesa é invulgar para mim, mas adorei e adoraria experimentar, gosto de provar coisas diferentes ! :)

    Esse doce ficou com uma aparência deliciosa, Bel ! :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  17. É mesmo uma sobremesa bem diferente Bel... mas adorei a sua sugestão, tenho de experimentar :)
    Bjokas

    ResponderExcluir
  18. Olha só que diferente! Gostei muito, parece delicioso!!

    Abraços. Fabiana.

    ResponderExcluir
  19. Ei Bel!

    tentei fazer uma receita assim há um bom tempo atrás, mas cometi o erro que você mencionou de não mexer direito e deixar grãos duros no meio (ainda assim o gosto ficou bom e eu estou pensando que deveria tentar de novo)

    XD

    beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sim, Daniel. O difícil desse doce é acertar o ponto. O pré-cozimento apresentado aqui ajuda bastante!

      Excluir
  20. Óptimo aspecto!
    O sabor do coco com o leite condensado deve ser divinal :)
    Bom domingo

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  21. Gula, deixaste-me assim cheia de desejo de provar este doce!
    Até parece que lhe consigo sentir o sabor...
    Votos de uma Páscoa muito feliz.
    BJs

    ResponderExcluir
  22. Estou em duvida quanto a massa de tapioca pois onde moro so tem massa fina e seca ou molhada beijos bruna de Carvalho tabira pernambuco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna, talvez você esteja pensando que seja aquela "massa de tapioca" que se faz a tapioca. Na verdade é como uma farinha, de grãos bem duros e vendo no supermercado. Postei uma foto para você. Esta é da marca japonesa yoki. Espero ter esclarecido sua dúvida, qualquer coisa entre em contato.
      Bjos.

      Excluir
    2. Eu quis dizer: vende-se no supermercado. hehe

      Excluir
  23. Olá... sou carioca, neta de pernambucana. Comi cuscuz a vida toda, mas nunca fiz, era a vó quem fazia.... agora estou no interior de SP e não acho o raio da tapioca em grãos.... aqui eles nem conhece isso, e cuscuz só o paulista..... hoje encontrei no mercado o sagu... foi a coisa mais parecida com o que minha vó fazia... será que dá certo????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa, acredito q dê certo. O sagu é igualzinho à tapioca, só que em bolinhas. Já usei sagu, o sabor é o mesmo.
      Bjs.

      Excluir
    2. Só complementando, Vanessa: o sagu, no Brasil é feito com a tapioca, mas em outros países, é feito do Saguzeiro ou de outras palmeiras, portanto, se vc estiver no Brasil, pode usar que o sabor e consistência serão os mesmos. Mas se estiver em outro país, não me arriscaria fazer.
      Bjos.

      Excluir
  24. Bel, qual seria a quantidade ideal de leite para 500g de tapioca?
    Abs,
    Anne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anne, eu nunca fiz com o pacote inteiro (500g). Mas, se fizesse, colocaria 4 xícaras de leite para cada xícara de tapioca. A tapioca absorve o leite, incha e cresce bastante.
      Abçs.

      Excluir
  25. Olá, Anne, eu nunca fiz com o pacote inteiro (500g). Mas, se fizesse, colocaria 4 xícaras de leite para cada xícara de tapioca. A tapioca absorve o leite, incha e cresce bastante.
    Abçs.

    ResponderExcluir
  26. Fiz hj e foi um sucesso. Pouco doce, ideal para quem gosta de leite condensado por cima. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Letícia, fico feliz pelo sucesso da receita.

      Excluir
  27. Que bom, Letícia, fico feliz pelo sucesso da receita.

    ResponderExcluir
  28. Oi Bel .. Eu digo a vocês que eu realmente gosto da tapioca e pela primeira vez eu quero fazer. Você poderia me dizer as quantidades para 500 gr. tapioca. E, finalmente, em necessidade de trazer o leite de coco?.

    bss Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana. Não uso leite de coco, pois o coco natural já solta o seu leite no doce, pois é acrescentado quando a tapioca e o leite estão quentes. Nunca fiz com 500 g. Sugiro que multiplique a receita assim: para cada xícara de tapioca, 4 xícaras de leite. E faça isso com os outros ingredientes, também. É fácil!
      Bjos.

      Excluir
  29. Olá, Bel!

    Adoro cuscuz de tapioca, mas acabo substituindo o leite por leite de coco porque não uso leite na minha dieta.

    Legal o blog! Trabalhei com seu marido e hoje ele comentou do blog porque também tenho um: www.tampopogourmet.com.

    Dá um pulinho lá depois!

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maíra, adorei seu blog! Respondi para você lá mesmo. Desculpe a demora. Fiz um post explicando as dificuldades que tive para postar!
      Bjsss.

      http://deliciosaalquimia.blogspot.com.br/2014/06/um-quase-retornoe-um-pedido-de-desculpas.html
      Bjos

      Excluir
  30. Oi Bel, esse cuscuz dá para cortar em quadrados ou fica macio e o formato é perdido? Obrigada por dividir suas receitas. um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kelly,
      dá para cortar em quadrados sim, sem problemas. Desculpe a demora para responder, tive problemas para acessar o blog. Fiz um post explicando tudo.
      bjos!

      Excluir
    2. Dá uma olhadinha no post, Kelly!
      http://deliciosaalquimia.blogspot.com.br/2014/06/um-quase-retornoe-um-pedido-de-desculpas.html
      Bjos

      Excluir
  31. Boa noite!
    Vim conhecer o teu cantinho e a palavra tapioca saltou em meus olhos! Acho que é porquê comprei um saquinho e nunca usei, por falta de encontrar uma receita que me convencesse e devo dizer que a tua receita me conquistou e estou levando ela comigo!
    Bjim com karim
    Léia

    ResponderExcluir
  32. eu usei a tapioca pra sagu e nao deu certo :( ficou tudo solto! seria a de bolinhas bem pequenas? ou farinha de tapioca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Katie,
      Que pena que não deu certo! Eu não uso o sagu para esse doce e sim a tapio ca, que é vendida em pequenos grãos, menores que o sagu. Se fosse usar o sagu, eu tentaria por menos leite, mas não sei te dizer com precisão a quantidade. Talvez seja melhor por aos poucos.
      Abçs. Qq coisa volte aqui.

      Excluir