Translate

domingo, 31 de março de 2013

COOKIES DE BAUNILHA COM GOTAS DE CHOCOLATE E AMÊNDOAS - MACIOS POR DENTRO E CROCANTES POR FORA


cookies macios por dentro e crocantes por fora




Como você gosta dos seus cookies? Como os cookies de supermercado, gordinhos, pequeninos e crocantes?
Ou prefere os cookies das redes fast-food – irregulares e finos, grandes, macios por dentro e crocantes por fora?Então, hoje eu trouxe as duas versões. Os cookies firmes e crocantes, eu já publiquei aqui, neste post. Mas, vamos falar de novo sobre eles para realçar as diferenças. É muito simples. A receita é a mesma. O que muda é o tempo de forno. Somente isso.





COOKIES FIRMES E CROCANTES - como os industrializados


Os cookies mais firmes e crocantes devem ser modelados num formato mais "gordinho", hehehe, e menores.

cookies crocantes e firmes


 e devem assar por mais tempo. Talvez 15 minutos, mas isso depende do forno para forno.Quando estiverem levemente corados, estão prontos. A receita e o modo de preparo dos cookies de supermercado estão aqui.


cookies crocantes e firmes





COOKIES MACIOS POR DENTRO E CROCANTES POR FORA 



Já os cookies macios, devem ser feitos de outra forma.
Para deixá-los assim, você deve achatar bem os bolinhos na palma da mão, deixando-os grandes e mais achatados. 


 cookies macios por dentro e crocantes por fora





como modelar os cookies macios


E estes cookies devem ficar no forno apenas o necessário para cozinharem.

A receita já tem no blog, bem aqui, só queria passar essa dica que é muito legal, pra você variar. De qualquer forma, estou repetindo a receita:


COOKIES DE BAUNILHA COM GOTAS DE CHOCOLATE

- 2 xícaras rasas de farinha de trigo (220g)
- 1 colher (chá) de fermento em pó
- ½ colher (chá) de bicarbonato
- 4 colheres (sopa)  de manteiga (130 g)
- extrato ou essência de baunilha a gosto
- 1 xícara de açúcar branco refinado (160 g) ( uso baunilhado)
- 1 ovo
- cerca de  150-200g de chocolate picado
- amêndoas, se for usar, (cerca de meia xícara de amêndoas sem pele, picadas)


Misture tudo. Por último, acrescente o chocolate. Se for usar amêndoas, acrescente junto ao chocolate.

Ponha o forno para pré-aquecer a 180ºC (360ºF) por uns 10 ou 15 minutos antes de levar o tabuleiro para o forno. O forno deve estar bem quente quando forem colocados os cookies para assar.




Estes cookies assam rapidamente, talvez 10 minutos, depende do seu forno.  Não posso dizer um tempo, pois depende de cada forno. Talvez 10 minutos. O que vale é abrir o forno, tirar um pedacinho com uma colher – ele sai facilmente – esperar esfriar e provar. Se não tiver mais aquele gosto de farinha crua, está pronto!
Eles ficam mais clarinhos mesmo, pois se ficarem corados, endurecem.

cookies macios por dentro e crocantes por fora





Se desejar cookies macios e mais corados, use metade do açúcar comum e metade do açúcar mascavo. Eles ficarão assim:

cookies macios por dentro e crocantes por fora - com gotas de chocolate e amêndoas picadas


De qualquer forma que você fizer os seus cookies, eles ficam saborosos e prefumados! Aqui adoramos cookies. De todo jeito! hehehe. E você como prefere?

25 comentários:

  1. Olá...
    Que aspecto divinal :).... Hoje foi a primeira vez que vim aqui ao teu blog e adorei :).... Já sou seguidora :D.... Beijocas...

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  2. Estão com um aspecto delicioso!!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  3. esta bolachas são mesmo como eu gosto!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Bel,

    As calorias da Páscoa perdemos no corre-corre de todos os dias :) adorei estas bolachinhas de baunilha, com gotas de chocolate! Gosto muito do sabor da baunilha, mas nunca usei em bolachas!

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  5. ha...amei...tao delicados e com certeza deliciosos..=D

    Beijocas

    http://virandocomida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei estas bolachinhas, são ótimas para eu fazer no fim de semana.
    vou levar a receita e roubo uma :)
    já respondi à sua questão na tarte de banana, espero ter ajudado
    Bjns
    Isabel

    ResponderExcluir
  7. Minha querida Bel,

    Eu adorei as suas dicas sobre os formatos e tempos de forno para se conseguir bolinhos mais ou menos crocantes ! :)
    Por acaso desconhecia essas dicas e já aprendi !
    Obrigada ! :)

    Os seus bolinhos estão deliciosamente lindos e tentadores, também tenho andado numa de bolachas e bolinhos no meu Blog do Chocolate ! :)

    Beijinhos amiga ! **

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  8. Essa cookies, estão lindas, vou tirar umas quantas :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Bel eu adoro cookies.
    Mas nunca me atrevi a fazê-los ainda ;(
    Preciso colocar em prática, é muito saboroso né? E os seus ficaram lindos. Beijoos

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Bel...

    Peço desculpa pelo meu sumiço, mas o meu blog de vez em quando da-lhe para nao actualizar e aí eu fico na mao sem visitar os vossos cantinhos maravilhosos!!!

    Hummm que cookies deliciosas, estou levando a receita pois meus filhos adoram cookies caseiras... e as suas tem aquele aspeto bem delicioso!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Adoro cookies mas confesso que prefiro a versão macios por dentro e crocantes por fora! Obrigada pelas dicas!
    Bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  12. Olá Bel,
    Obrigada por ter passado no meu blog e venho eu agora conhecer as suas
    receitas, adorei e vou ficar, como estão lindas esses cookies e parecem bem
    crocantes. Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Mas que tentação. Levo a receita para experimentar. Em minha casa serão gordinhos.:-)

    ResponderExcluir
  14. Bel, que perfeição de cookies!!! E que sabores deliciosos escolheste!
    Beijinhos, boa semana!
    Madalena

    ResponderExcluir
  15. Bel... seus biscoitos ficaram uma delicia :)
    Adoro comê-los com uma cafézinho acabado de fazer... hummm!!


    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá Bel, vim retribuir sua visita no meu blog, e vim conhecer o seu que também é recheado de delicias hem! Adoro cookies mas não gosto dos industrializados, e prefiro sua versão macios por dentro e crocantes por fora, adorei suas dicas. Menina, amei seu curau, ficou lindo e de fato a canela deixou bem o desenho do mapa do Brasil, ficou muito lindinho, e ja vou levando a receita. Quando eu fizer te aviso ta? Seja sempre bem vinda lá na minha cozinha e obrigada pela visita. Voltarei sempre. Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Macias por dentro e crocantes por fora? Então devem ser 5 estrelas!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  18. :)

    eita receita boa!!

    (só por diversão, depois procura no youtube o vídeo 'Ormie Wants Cookies' - é uma animação de um porquinho tentando pegar um pode de cookies em cima da geladeira: bobinho, mas divertido)

    beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  19. ils sont à croquer ces biscuits, j'en raffole
    bonne journée

    ResponderExcluir
  20. Esse cookies devem ser mesmo macios e crocantes, kiss

    P.S. Não esquecer de ver o passatempo a decorrer no meu blog http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/e-um-projeto-qu-e-pretende-difundir.html

    ResponderExcluir
  21. Olá Bel,
    nada supera um biscoitos caseiros, macios, crocantes, bem saborosos, assim como estes teus!
    Uns biscoitos destes e uma chávena de leite, hum... o meu lanche favorito.
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Ola Bel. So agora pude cá vir retribuir a visita :-) ambas as versoes me parecem deliciosas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Gosto deles macios por dentro e crocantes por fora.
    Estes cookies ficaram uma maravilha, que tentação. ;)

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  24. Fiz
    e
    ADOREI.....
    Sucesso
    Garantido.

    ResponderExcluir