Translate

segunda-feira, 11 de março de 2013

BOLO DE POLVILHO E QUEIJO






Esta receita é antiga aqui em casa, encontrei-a no blog do Marcelo Katsuki há coisa de uns 5 anos atrás, ou mais. (Se alguém quiser visitar, dificilmente achará a receita, pois em consulta ao blog, não a encontrei mais). Sei que sempre a faço e aqui em casa faz bastante sucesso.






É um bolo salgado e fiz adaptações à receita original. Em vez de óleo, prefiro manteiga, que confere um sabor especial.


BOLO DE POLVILHO E QUEIJO

Ingredientes:
1 xícara bem cheia de polvilho doce
3 ovos
3 colheres de sopa de água
1/2 xícara de manteiga derretida
sal a gosto
200 g de queijo minas meia cura ralado
Forno pré-aquecido (200ºC/400ºF)
Forma redonda com buraco no meio, untada e enfarinhada

PREPARO:

Coloque no copo do liquidificador os ingredientes na seguinte ordem, e vá batendo a cada nova adição:  ovos, água, manteiga, queijo, sal e polvilho aos poucos.Coloque na forma e leve ao forno a 200º C(400º F) até dourar.





Esse bolo cresce tão bonito, fica com uma aparência deliciosa, crocante, com a massa no topo quebradiça, lembrando uma massa folhada... porém, depois que sai do forno vai murchando, portanto, não se espante quando acontecer isso, é normal.






Então, aceita uma fatia?




20 comentários:

  1. Bel, esse bolo é lindo!!! Gosto muito de bolos com queijo!
    A receita das bolachas de chocolate ;)
    http://apanificadoraribeiro.blogspot.pt/2012/08/bolachas-de-chocolate.html

    Beijinhos, boa terça!
    Madalena

    ResponderExcluir
  2. Que delícia Bel! Eu faço de vez em quando também, aprendi a pouco tempo, mas confesso que apaixonei. É bom demais né? :D

    Ei, deixei um selinho pra ti no meu blog. Se quiser responder fique à vontade tá?

    http://www.receitazada.blogspot.com.br/2013/03/cozedor-de-ovos-e-selinhos.html

    Beijinhooos

    ResponderExcluir
  3. Hola Bel, como ves aquí estoy devolviendo te la visita, y me quedo, tienes autenticas delicias para el paladar, veo que utilizas mucho el maíz, pero eso no es impedimento, para probar ricas recetas que tienes. Me quedo por aquí para seguirte de cerca y no perderme nada de tu cocina. Besos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Bel, que maravilha de bolo, ficou com um aspecto delicioso !! Aceito com certeza….hehe

    Beijinhos
    Marisa

    ResponderExcluir
  5. Adorei este bolo de polvilho e queijo!! Eu adoro queijo, por isso imagino-me perfeitamente a devorar uma fatia destas :)

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  6. Que delicia,já comia uma fatia!
    Ficou lindo!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá Bel!
    Que lindo bolo, eu tenho uma tia que faz este bolo de polvilho que é maravilhoso, difícil comer um só pedaço rsrs!
    Vim conhecer o seu blog e fiquei encantada... vou ficando por aqui, te convido a conhecer o meu também!
    Beijos, Oslaine

    ResponderExcluir
  8. O teu bolo está uma tentação Bel, com uma textura apetecível e deliciosa sem dúvida !
    Já fiz um bolo parecido com esse, receita de uma amiga brasileira e simplesmente adorámos ! :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  9. Ei Bel!

    muito obrigado pela visita lá no meu blog

    super coincidência que fiz um bolo parecido com o seu na segunda feira (mas o seu ficou bem mais bonito que o meu)

    abraços e volte sempre

    XD

    ResponderExcluir
  10. Gracias por visitar mi blog y quedarte. Yo también me quedo por aquí.

    Saludos ^_^

    ResponderExcluir
  11. Adoro pão de queijo :)
    Essa versão ficou fantástica.
    Bjokas doces

    ResponderExcluir
  12. Hummm este pastel con queso se ve exquisito!!
    Besos

    ResponderExcluir
  13. joli gâteau bien moelleux et fondant bravo
    bonne soirée

    ResponderExcluir
  14. Olá Bel!

    Casinha gira a tua :) para começar vou aproveitar a oferta da fatia para provar o bolinho :p

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Hey que jugoso se ve! Tiene una pinta espectacular! Tiene que ser una verdadera delicia comerlo! Besos

    ResponderExcluir
  16. Ai que delícia! Adoro receitas que levem queijo :)

    Beijos e uma ótima semana.

    almostfashioon.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Bastante curioso este bolo. :)
    Tenho que provar. :D

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  18. Tem um aspecto mesmo muito bom :) tenho ali um polvilho para usar ;)

    beijos

    ResponderExcluir
  19. Pois esse bolinho deve ser delicioso, com o polvilho e o queijo, maravilha.
    Obrigada pela tua visita e aqui estou a retrubuir.

    Um beijinho e boa semana.

    Paula Vieira

    ResponderExcluir
  20. Que bom aspeto, adorei a receita. tenho um saco de polvilho doce e vou experimentar
    Bjns
    Isabel
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

    ResponderExcluir