Translate

quarta-feira, 6 de março de 2013

ARROZ DOCE, A INFÂNCIA E LEMBRANÇAS AO PÉ DO FOGÃO




Arroz doce, para mim, é a cara da infância. 
Porque era um doce que minha mãe fazia muito quando éramos crianças, juntamente com  pudins, pavês, mousse, canjica, bolos de todo tipo e bolinhos de chuva!!
Lembro como se fosse hoje, minha mãe acrescentando o leite e o açúcar ao arroz,
e o aroma invadindo a cozinha.
Lembro dela confeitando bolos para algum dia especial, o cheiro envolvente da calda cozinhando no fogão, deixando eu colocar o glacê no bolo e espalhar com a espátula, segurar o saco de confeitar e tentar criar aqueles desenhos lindos no bolo.
Lembro dos pedaços de caramelo que eu ganhava quando ela o fazia para caramelar um pudim.
Gostava de ver os gorduchos bolinhos de chuva revirando na gordura e corando até ficarem no ponto e serem retirados da frigideira, escorridos e em seguida passados no açúcar com canela. 
Tantas e tantas lembranças tenho ao pé do fogão
 e basta comer um doce desses, que elas voltam, sempre presentes. E engraçado como são as mães - se comento com ela que lembro disso ou daquilo,ela faz uma cara admirada, parece que volta no passado e sorri, surpresa: que engraçado, você lembra disso??

Arroz doce era como mágica. Aquele mesmo arroz, salgado que vinha  na refeição do almoço, transformava-se, e pelas mãos "magiquíssimas" da minha mãe, virava um doce saboroso, macio e perfumado.







ARROZ DOCE

Ingredientes:

leite – cerca de 4 xícaras, de preferência integral
erva-doce –  1 colher de chá (opcional)
raspas de limão a gosto – (rale somente a parte da casca, evitando ralar a parte branca, pois esta deixa um sabor amargo)
canela


Preparo:

Leve uma panela ao fogo com 2 xícaras de água e uma colher de chá de sementes de erva-doce, se for usar (use um saquinho feito com um pano fino como morim ou gaze)  até ferver. Após a fervura, retire a erva-doce.
Acrescente 1 xícara de arroz, já devidamente lavado.
Deixe cozinhar, em fogo baixo até quase secar. ( Não deixe secar!)
Adicione cerca de 3 xícaras de leite aos poucos, até o arroz cozinhar. Evite mexer.
Quando estiver quase cozido, acrescente a * última xícara de leite, o açúcar e as raspas de limão.
Mexa suavemente, e deixe cozinhar mais 1 ou 2 minutos.
Retire da panela e passe para a vasilha desejada. Polvilhe canela (opcional)
Espere esfriar e leve à geladeira.


* Outra variação*:  você pode substituir a última xícara de leite com o açúcar
por ¾ de uma lata de leite condensado. Ou a lata inteira, se quiser, mas cuidado para não ficar muito doce, tempere aos poucos, prove antes para acertar no ponto que você gosta.
E bom apetite!







20 comentários:

  1. Esse arroz doce ficou mesmo cremoso, só gosto dele assim :)

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  2. Oi! Adoro arroz doce, mas nunca comi com erva doce! Deve ficar muito bom! hei-de experimentar!
    Obrigada pela simpática visita! Volte sempre!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu amooo este doce!!!Com certeza tem gostinho de infância!

    Obrigado pela visita!!!
    já estou te seguindo tb!!!!
    bjs...bom final de semana!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Me encanta el arroz con leche! Tiene muy buena pinta! Y la foto genial

    ResponderExcluir
  5. Olá Bel, obrigada pela visita lá no TP&A :)
    Bem brasileira esta sobremesa, assim como aquele lindo curau. Imagino que tenham ficado deliciosos!
    Linda apresentação!

    ResponderExcluir
  6. Gosto tanto ,e este ficou mesmo uma delicia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. c'est vrai que ce dessert nous rappelle notre enfance, un pur bonheur
    bonne journée

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. la vérité! Je pense que cette recette est international!

      Excluir
  8. Obrigada pela visita! Que belo arroz doce, principalmente porque vem acompanhado de belas e boas lembranças!
    Bom domingo!

    ResponderExcluir
  9. É tão bom ter estas recordações, que "podemos preparar" e voltar atrás no tempo. :)
    Bem cremoso este arroz doce, delicioso.

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Jota, vc disse tudo. Essas lembranças podemos "prepará-las" de certa forma!

      Excluir
  10. Oi Bel! Arroz doce também tem sabor de infância para mim. Até hoje gosto demais dessa sobremesa. É sempre bem vinda. Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  11. Menina, acredita que eu nunca comi arroz doce?
    Vi semana passada essa receita e fiquei curiosa. Esse seu está com um aspecto divino. Eis que tenho que prová-lo :)
    Beijãooo

    ResponderExcluir
  12. Olá Bel,
    a culinária te desta coisas, com ela até podemos facilmente viajar no tempo, voltar à infância e estar de novo na cozinha com a mãe!
    Muito apetitosas as tuas taças de arroz doce, deu-me mesmo vontade de meter a colher.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Puedo asegurarte que es mi postre favorito!!
    Muchas gracias por tu visita
    Besos

    ResponderExcluir
  14. Olá Bel,

    As recordações da infância alimentam a Alma !
    Apoiamo-nos nelas para seguir em frente e rasgamos um sorriso quando elas nos invadem a mente ! :)
    Tenho tantas, também de comidinhas, aromas e sabores que relembro com saudade ! :)

    Não gosto de todos os "arroz-doce" !
    Gosto deles como o seu, cremoso, com um aspecto delicioso !
    Está uma tentação, Bel ! :)

    Beijinhos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  15. Olá :) Adoro Arroz Doce ... Espectacular!!

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  16. Adoro! Uma delícia!

    Convido-a a visitar o meu cantinho:
    www.trapinhartes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Lembrança de minha mãe; canela, erva-doce, cravo... Excelente!

    ResponderExcluir