Translate

sábado, 12 de janeiro de 2013

QUICHE LORRAINE



QUICHE  LORRAINE

Ainda não cheguei à experiência de quiche lorraine que almejo. Mas, sem dúvida, esta é uma quiche lorraine. E gostosa..Significa dizer que a receita é boa, e a torta que obtive dela é igual a que está na foto da receita original, sem tirar nem por. A meu ver, destaque para a massa, crocante no ponto certo, sem esfarelar e sem endurecer demais.

Receita baseada no livro França – Cozinha do Mundo, da Abril Coleções.

Para a pat brisée:

. 200 g (7 oz) de manteiga gelada e cortada em cubos
. 300 g (10.5 oz) de farinha de trigo
. ½ colher de chá de sal
. um ovo
. 4 colheres de sopa de água gelada

Para o recheio:

. 250 g (9 oz) de bacon picado
. 1 colher de sopa de manteiga
. 4 ovos
. 300 ml (10.5 fl oz//3 dl)de creme de leite fresco
. sal a gosto
. noz moscada a gosto

Prepare a massa brisée: misture a manteiga com a farinha de trigo e o sal com as pontas dos dedos, até obter uma farofa grossa.

Junte o ovo, a água, mexa sem sovar formando uma bola de  massa. Embrulhe e reserve na geladeira por pelo menos 30 min.

Abra a massa com um rolo até atingir 4mm de espessura. Forre com ela uma forma redonda de fundo removível. Forre com papel alumínio e coloque por cima grãos de feijão até cobrir todo o papel alumínio. Asse em forno  pré-aquecido a 200ºC por cerca de 15 min.

Retire do forno, recolha os feijões (não servem mais para cozinhar, guarde-os para uso futuro em outra torta) e descarte o papel alumínio.

Prepare o recheio: doure o bacon e distribua-o sobre a massa assada.Em uma vasilha, bata os ovos com o creme de leite, tempere com sal, noz moscada. Coloque essa mistura sobre o bacon. Forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 30 min.

Tire do forno e desenforme com cuidado num prato de sua preferência. Pode esperar esfriar mas eu prefiro desenformar quente e levar à mesa.


DICAS: não gosto de misturar os ingredientes da massa com a ponta dos dedos. Prefiro usar uma colher e só depois que acrescentei a água gelada e o ovo e misturei um pouco é que manuseio rapidamente a massa para formar uma bola e ir à geladeira. Quanto menos se pega na massa, melhor, ela deve manter a manteiga o menos derretida possível. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário