Translate

domingo, 27 de janeiro de 2013

PÃO DE LÓ I




O pão de ló é uma massa aerada e leve. Por não levar manteiga nem leite, é uma massa quase seca mas agradável. É ideal para bolos com recheio. Eu prefiro fazer simples, puro, para apreciar com um bom chá ou café.







                  Como existem diversas receitas de pão de ló, esta é a primeira que vou postar aqui.






PÃO DE LÓ I 


2 xícaras de açúcar
6 ovos
2 xícaras  de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
Forno Pré-aquecido a 180° C/360º F)
Forma de aro removível (25cm de diâmetro)
Papel manteiga

Ajudando o Google Tradutor:
Pão de Ló (inglês) -Sponge Cake
Farinha de trigo - all-purpose flour
Papel manteiga - parchment paper(inglês)/papel pergamino(espanhol)/ papier parchemin(francês)        
                                             
                                             

Bata o açúcar com os ovos na batedeira por 8 minutos, até dobrar de volume. Desligue a batedeira e acrescente a farinha aos poucos, mexendo delicadamente.
Coloque numa assadeira untada, forrada com papel manteiga, também untado, de preferência com fundo falso. É necessário o papel-manteiga para facilitar desenformar o bolo.
Leve ao fogo por uns 40 min ou até assar (faça o teste do palito).

Simples, não? E tão saboroso...


20 comentários:

  1. Olá Bel.
    Obrigada pela visita! Também já sou seguidora do teu delicioso blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom, fico muito feliz com sua visita! Espero que possamos trocar experiências! Bjos!

      Excluir
  2. Oi Bel :)
    Quanto a mim esse pão de ló ficou perfeito :P
    Para mim as receitas simples só tem a ganhar :)

    Voltarei :D

    Bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. seja bem-vinda, Romy, fico muito feliz com sua visita! Adorei o seu cantinho! Bjos

      Excluir
  3. Oi Bel
    Acabei aqui procurando um pavê de amendoim. Mas gostei tanto do seu blog que por aqui fiquei! Parabéns, seu cantinho é muito bacana, receitas deliciosas.
    Aproveito para te convidar ao Brie com Goiabada, estou com dois sorteios muito legais. Aparece para a gente trocar umas figurinhas. Combinado? Muito sucesso.
    Fabiola
    briecomgoiabada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabíola, vc não sabe o quanto é importante para mim o seu elogio, pois assim me sinto incentivada...amei o seu blog, já vou segui-lo e claro!!! vou me cadastrar, sim, para o sorteio, obrigada pelo convite!! Bjoss.

      Excluir
  4. Olá Bel,
    obrigada pela sua passagem no meu cantinho...
    este pão-de-lo está com um aspecto delicioso.. assim como asrestantes receitinha..
    bjus
    Cila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cila, que bom que gostou, fico muito feliz com sua visita, seja sempre bem-vinda!! Bjosss.

      Excluir
  5. Oi Bel
    Fiquei muito feliz também pela sua visita. Obrigada por participar do sorteio, são livros lindos. Eu sou professora de francês, também sou uma apaixonada profissional pela língua!
    Beijos mil
    Fabiola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabíola, temos 2 coisas em comum: a paixão pela culinária e pela língua francesa! Bjos!

      Excluir
  6. Olá Bel! Prazer em conhecer seu blog. Gostei muito do bolo de beterraba. Acho que experimentarei qualquer dia desses. Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  7. Que bom que gostou, Paula, seja bem-vinda! Amei seu blog, estou acompanhando. Bjoss

    ResponderExcluir
  8. Bel,

    Cá estou, vim á sua procura ! :)

    Agradeço a sua visita e o carinho que deixou registado no Brisa Maritima e também vou passar a acompanhá-la e seguir os seus passos por aqui ! :)

    O seu pão de ló está excelente, vê-se que está bem fofinho e adquiriu uma tonalidade fantástica !

    Um beijinho *

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Isabel, que bom que gostou.Visitei seu blog do chocolate, que coisa rica! Seguindo, seguindo....rsrs Bjoss!

      Excluir
  9. Que legal seu pão de ló, Bel! Um verdadeiro coringa.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada, que bom que gostou! Estou indo visitá-la no seu blog. bjos.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Bel!
    Necessito da massa do pão de ló para fazer uma receita de torta de doce de leite,porém a forma para tal receita é a 22 cm,a do pão de ló é 25 cm,vc aconselharia diminuir na metade a quantidade dos ingredientes? beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, Aline, só publicar o seu comentário hoje, mas foi porque ele caiu na pasta SPAM e eu não sabia!!! Descobri esta pasta hoje e lá estava seu comentário que resgatei. Como não veio seu e-mail, não tem como eu te responder a não ser por aqui e espero sinceramente que veja. Bem, ainda assim atrasado, vou responder o que eu faria: não alteraria a receita em nada, a diferença de forma não é muita e TVI não altere o resultado, mas seria um palpite, sabe, eu faria assim mas não posso afirmar se daria certo. Quando eu refizer essa receita ( e a faço sempre) então vou testar a tua forma de 25 cm, ok? Que pena, Aline essa pasta spam! Vou olhá-la todos os dias agora!

      Excluir