Translate

sábado, 24 de março de 2012

Medalhão de Robalo Ao Molho De Coco



Ou quase isso! É uma moqueca suave, quase como a moqueca capixaba, só  que leva um pouco de leite de coco para realçar o sabor. A verdade é que eu tinha uns medalhões de robalo e queria adicionar ao peixe um sabor suave e ao mesmo tempo que se fizesse presente. Pensei logo no leite de coco.
Mas não serve o de garrafinha, não! Tem gosto de sabão. Você não vai querer o seu delicioso peixe com sabor de sabão, não é mesmo? Aliás, você não vai querer fazer nada com leite de coco de garrafinha porque fica tudo com gosto de sabão  – bolo, pudim, receitas salgadas, curau....definitivamente, esqueça a garrafinha.
Hoje em dia é super fácil comprar coco fresco. Já descascado, no ponto. Não é difícil encontrar nos supermercados em pedaços acondicionados em bandejas. Melhor ainda: escolha um coco e peça para quebrarem na hora. Leve para casa e o que não usar na hora, congele. Dura um tempão. Então, antes da receita do peixe, vai a receita do leite de coco:

LEITE DE COCO -  para fazer o leite de coco: bata cerca de ½  coco grande, descascado e picado no liquidificador com um pouco de água morna. Depois, tire do liquidificador e acrescente 1/2 copo de água fervente. Em seguida, passe por uma peneira, espremendo bem. Repita o procedimento, com um pouco mais de água fervente, tornando a passar na peneira. Cuidado para não por água demais, e o leite não ficar muito ralo. Busque um ponto ideal. Feito isso com cuidado, está pronto seu leite de coco para ser usado imediatamente.

Voltando ao peixe, não tenho exatamente uma receita, mas um...

MODO DE PREPARO:

- Tempere o peixe com antecedência de 2 ou 3 horas, com limão, um pouco de gengibre ralado e pouco sal.
- Forre uma panela com azeite, rodelas de tomate, de cebola e disponha os medalhões sobre essa cama. Faça mais uma camada cobrindo os medalhões. Acenda o fogo e deixe refogar, pegar sabor. Não deixe queimar.
- Acrescente um copo ( ou mais) de água com um pouco de colorau.
- Deixe cozinhar uns 5 minutos como se faz  com uma moqueca. Acrescente o leite de coco ( um copo grande) e deixe terminar o cozimento ( cerca de 15 min).Desligue o fogo.
-   Sirva bem quentinho à sua maneira – pode ser com um arroz bem branquinho, ou batatas assadas ou sauté, pirão, salada, ou o que desejar, pois um bom peixe combina com quase tudo.
- Escolha o acompanhamento e delicie-se!



domingo, 18 de março de 2012

Hamburger Caseiro

                               Sirva no sanduíche ou com uma salada, ainda quentinho, recém-feito. 

É a receita do Jamie (para os íntimos, hehe). E é claro que dá certo, é fácil, simples, e por isso mesmo, sensacional! Não tem segredo, aliás, se tiver, é um só! Não deixe passar do ponto, pois fica seco, borrachento, perde a cor bonita, fica sem graça, mesmo! Bem, é a melhor receita que já fiz, dentre tantas, visto que o sabor e a textura ficaram do jeito que eu queria.

Receita do livro Revolução na Cozinha,Jamie Oliver, levemente adaptada

Rende, em média, 8 porções, bem polpudas, cada hamburger serve muito bem uma pessoa.

1k e 200g de patinho moído (peça ao açogueiro para moer- só uma vez mesmo - é melhor do que comprar aquela que já está moída)
salsinha, beeeem picada (eu corto com tesoura culinária)
cebola picada
1 colher de chá de mostarda de Dijon
1 ovo
sal a gosto
azeite de oliva  extra-virgem
24 bolachas cream crackers ( eu fiz com bolacha d’água)


Embrulhe as bolachas num pano de prato e esmague-as o quanto conseguir - a idéia e formar uma farofa. No meu caso, ficaram vários pedacinhos inteiros, o que dá p conferir até na foto. Então, de posse das bolachas, misture todos os ingredientes, menos o azeite. Faça bolas gordas, achate-as, modele cada uma com cerca de 2 cm de espessura, regue-as com azeite, disponha numa travessa e ponha na geladeira até a hora de usar.
Use uma grelha ou frigideira grande antiaderente, aqueça um pouco antes, e acomode os hambúrgueres, dois de cada vez (depende do tamanho da sua frigideira, eles não podem soltar suco) e grelhe por 3 ou 4 minutos de cada lado. Se ainda estiver cru no centro, vá retirando da grelha e acomodando no forno aquecido a 160º, e deixe alguns minutos ali, até ficar no ponto.

Tãaooo delicioso e o  melhor, sem conservantes, e sem aquele monte de gordura, dos hambúrgueres de caixinha. Gosto de fazer essa quantidade, porque congelo alguns, devidamente embaladas no filme plástico.


domingo, 11 de março de 2012

Salada Niçoise



Esta salada é super simples de fazer, e  leva esse nome por ser originária de Nice, França. 
E esta versão é bem dia-a-dia, mesmo. Com o que você tem em casa.
Nesta acima, misturei batatas cozidas, cenouras também cozidas em palito, tomates sweet grapes, azeitonas pretas, atum em pedaços e enfeitei com cebolinha e salsinha. Na hora de servir, rega-se com vinagre de arroz ou limão e, se desejar, sal. Faltou a vagem-macarrão, mas, ficou deliciosa, mesmo assim! Uma refeição completa, por causa do atum (proteína), batatas e cenouras (carboidratos) e os tomates.
DICA: Cozinhe a batata cortada em pedaços grandes, em água e sal, de forma que a água cubra as batatas. Quando cozidas, corte-as em pedaços menores.
Cozinhe as cenouras separadamente, em outra panela, no mesmo esquema, porém, deixe a cenoura levemente "ao dente".
Reserve a água que cozinhou as batatas e cenouras. Não utilizo no arroz, porque aqui em casa, não faz sucesso, mas uso no feijão, na sopa, no refogado de algum legume, ou, simplesmente congelo.
Por último, lave as azeitonas em água filtrada numa peneira, para sair o excesso de sal. Misture todos os ingredientes suavemente. Leve à geladeira até hora de saborear!!









sexta-feira, 2 de março de 2012

Salada Refrescante


Agora estou no meu momento salada, hehe. Adoro uma boa salada, e tenho uma quedinha por aquela salada simples, sem muita proteína, só para acompanhar a refeição, sem ser ela própria, a refeição.
Não tem mistério nenhum e para fazer essa salada é tão fácil que basta ver a foto. Disponha tudo de uma forma agradável e pitoresca. Coloque por cima um pesto de azeitonas, cebola roxa, salsinha, cebolinha. É tudo! Jogue o molho que quiser - eu prefiro os não calóricos, tipo um bom vinagre, ou um suco de limão, sal. Dê uma regadinha com azeite, mas pouco, mesmo e pronto!