Translate

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

TORTA DE BETERRABAS E TOMATES ASSADOS






Uma das coisas mais deliciosas que já provei




Não sou craque em massa de tortas, fiz poucas até hoje por achá-las trabalhosas. Exatamente por não saber, não ter o traquejo. Pois minha irmã já gosta de fazer tortas: faz uma massa de torta num segundo, sem mistérios e atrapalhações. E olhe que vai menos à cozinha do que eu. No olho, sem medir ingrediente nem nada. Então, é tudo uma questão de experiência e prática. Como fazer arroz – é preciso prática para não empapá-lo ou deixá-lo duro.

Torta de Beterrabas e Tomates  Assados






o recheio foi pura invenção minha mas a idéia de acrescentar ao recheio ricota e queijo roquefort não é minha, eu vi neste site, bom, por sinal, na minha pesquisa por tortas de beterrabas, (usei o gorgonzola no lugar do roquefort).



Para a massa:

1 ¼ xíc. (175g) de farinha integral orgânica (é mais fina que a integral comum)
75 g de manteiga gelada em pedacinhos
1 ½ xíc. colher de chá de fermento em pó
½ colher de chá de sal
2 colheres de sopa de tomilho fresco ou 1.c.sopa se for o seco
2 colheres de sopa de salsinha
3 colheres de sopa de suco de limão

Recheio:
2 beterrabas médias
4 tomates sem sementes, cortados em gomos, cada gomo em três partes
1 cebola média cortada em gomos
½ pimentão amarelo pequeno
4 colheres de sopa de leite
1 xíc. de ricota esmigalhada
açúcar mascavo para polvilhar as beterrabas
flor de sal ou sal a gosto
1 colher de sopa de Ervas de Provence ( ou o mesmo tanto de sálvia e orégano)
1 colher de sopa de tomilho
flor de sal ( ou sal refinado)
um pequeno pedaço de queijo gorgonzola para finalizar o prato (opcional)

Antes de tudo, coloque a beterraba para cozinhar, 10 min na panela de pressão, com água que cubra 2/3 da beterraba.

Massa:
Misture a farinha com a manteiga gelada, com rapidez e cuidado para a manteiga não derreter demais. Acrescente os demais ingredientes, faça uma bola e corra com ela para a geladeira, envolta num saco plástico, para que fique lá se refrescando, hehe.

Agora, Disponha numa forma de alumínio um fio de azeite, o tomate, a cebola, o pimentão amarelo, regue com mais azeite, salpique flor de sal, mais ervas de provence e tomilho, e forno pré-aquecido a 200ºC. Deve ficar por lá uns 20 min. Quando o tomate e o pimentão murcharem e exalarem um aroma inconfundível na sua cozinha, deve estar bom.

Tire a massa da geladeira, abra numa superfície enfarinhada com rolo de macarrão, e quando estiver no ponto, leve para a forma, sem untar. Vou ser sincera, a minha massa ficou esfarinhenta, embora eu tenha colocado um pouco mais de manteiga. Creio que a farinha integral é mais difícil de trabalhar pela quantidade de fibras. Então, se acontecer com você, abra a massa na própria forma, amassando com as mãos,como eu fiz, ficou uma beleza!





Forre a massa com papel manteiga, encha de feijões e leve ao forno por uns 10 min mais ou menos. Tire a massa do forno, retire o papel manteiga ( os feijões pode guardar num recipiente só para esse fim).

Retire o recheio e deixe esfriar um pouco.

Tire a pele da beterraba e corte em gomos não muito grossos. Salpique açúcar mascavo.

Misture a ricota com algumas colheres de leite para ficar mais cremosa, salpique sal e ponha sobre a massa.
Enfie gomos de beterraba na cama de ricota e intercale com os tomates, cebolas e pimentão assados. Por último, para dar um retoque, adicione queijo gorgonzola  em pedacinhos por toda a torta (opcional).

Leve essa gostosura colorida e nutritiva para o forno. Uns 10 min é o suficiente ( eu usei o grill).
Retire do forno e sirva, não precisa ser correndo, ela pode, sim, perder um pouco de calor e mostrar toda a sua crocância.


Esta torta deliciosa é tão rica em sabores e nutrientes (inclusive a proteína da ricota) que dispensa carne, para os que não gostam. A mim, bastou uma boa salada e arroz. Somente. Muitoooo bomm. Aqui todos gostaram.


 Essa deliciosa massa de farinha integral fina, é crocante embaixo e úmida e esfarelada no centro, (massa podre) lembrando a textura de uma farofa e por ser a massa temperada, fica mais saborosa ainda.











Nenhum comentário:

Postar um comentário