Translate

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

BOLO DE MANDIOCA Pedaçudo que dá gosto






Há quem goste do bolo de mandioca ralado bem fininho ou batido no liquidificador. Não é minha praia. O bolo ganha outra consistência, fica homogêneo demais. GOSTO DELE PEDAÇUDO, o aroma da mandioca se espalhando pela casa. O AROMA E O SABOR FICAM DIFERENTES, ACREDITE. Não sei o porquê, acredito que se você bate a mandioca e o coco no liquidificador, quebram-se as moléculas, transforma-se tudo num mingau e o cheiro, o sabor, lógico, não vai ser o mesmo do bolo pedaçudo, mas macio, consistente mas agradável...eu diria, agradabilíssimo.

Bolo de Mandioca:

4 xícaras de mandioca ralada no ralo grosso
¾ xícara de açúcar
1 ½ xícara de coco ralado no ralo médio e um pouco no ralo grosso
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de manteiga
3 ovos
forno pré-aquecido a 250ºC

Junte tudo, misture bem. Fica mais ou menos assim: 




Coloque numa forma redonda de furo no meio, tamanho padrão ou uma retangular. Forno a 220/250ºC, por 45 min ou mais. Faça o teste do palito. Ou de um garfo ( o bolo fica feio, com marca de garfo, mas....se não tiver palito, use o garfo mesmo). Então espete o bolo e se sair limpo, está ok.

Não é fácil?
Não, claro que não. Tem que ralar a mandioca, o coco. E é preciso alguém que saiba ralar ou você vai ralar os dedos. Mas eu tenho um truque, hehehe

Confesso que tenho uma auxiliar craque nisso. Você pode pedir a alguém pra ralar o coco e congelar para seu posterior uso. Fica tão gostoso quanto.
Se tiver que ralar, eu ralo, mas lá se vão os dedos juntos, sem contar que levo uma década....
Já falei que detesto leite de coco de garrafinha? Pois é. Compro os cocos, peço para quebrá-los no próprio mercado. Em casa são ralados e postos para congelar, na mesma hora. Tenho sempre um estoque.
Já a mandioca, essa tem que ser ralada na hora, nunca tentei congelar já ralada. O que faço é comprar ela fresca e ralar assim. Ou, no desespero, uso a mandioca congelada, dá certo só que é ruim  para ralar. Mas, seu bolo ficará tão gostoso quanto. 





14 comentários:

  1. Bom dia , fiz um bolo esses dias e nãoficou legal , gostei da forma que vc fez parece que fica bem mais saboroso,mais vc rala a mandioca e tira o leite com o pano ou não precisa ?

    ResponderExcluir
  2. Olá, não precisa tirar o leite, basta ralar e utilizar no bolo!
    Use o ralo grosso.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Bel, boa tarde!
    Gostei da ideia deste bolo, pois nem pudim de pão aqui em casa gostamos no liquidificador.
    Mas não gostamos de coco ralado! Você acha que posso substituir o coco por queijo, por exemplo? Ou teria outra sugestão?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Glória, vc pode,sim, substituir por queijo, é o famoso Mané Pelado, hehe.O queijo costuma separar e criar 2 camadas no bolo, mas isso vai depender das quantidades dos ingredientes e se vc usa farinha de trigo ou não. Como nunca fiz assim, pois aqui a preferência é o coco, não posso te precisar o resultado final. Mas só posso te dizer que, com certeza, fica gostoso! Se eu fizesse, usaria queijo minas meia cura ralado(ideal para mesclar com a mandioca)e adicionaria 3 colheres de sopa de farinha de trigo para ajudar a firmar o queijo. Mas isso é outra receita...hehehe. Tenho certeza que ficaria deliciosooo! Qualquer hora faço e te conto!
      Bjos.

      Excluir
    2. Ahhhh adorei a sugestão tão bem elaborada por você! Queijo minas meia cura é delicioso! Gostamos muito! Preciso conhecer o Mané Pelado kkkkkk ... deve ser quitute bem brasileiro e fiquei com vontade, pelas imagens que vi no google em rápida pesquisa.
      Gostei muito do teu blog, já sou seguidora!
      Um beijinho

      Excluir
    3. Só de espiar a receita parece gostoso, fiquei com água na boca! Mas , esse bolo não leva fermento? Não vai dar Azia? rsrsrsr... Pode substituir a ralação do coco fresco, por coco úmido de saquinho, industrializado? Venhamos ralar a mandioca é fácil, agora ralar coco é um infernooooooo. Beijão aguardo a resposta.

      Excluir
    4. Musica, não mudaria nenhum ingrediente, pois o bolo é muito saboroso. Não leva fermento porque preparados com mandioca, assim como o polvilho não necessitam de fermento, eles crescem por si só, como pães de queijo, por exemplo. Quanto à azia, isso depende de cada organismo.
      Abçs.

      Excluir
  4. Olá, Hero,
    Não precisa usar leite, pois no lugar dele, usamos uma lata de leite condensado.
    Abçs.

    ResponderExcluir
  5. Gente eu tenho mta mandioca congelada tentei ralar congelada e não deu como q vc faz Pra conseguir ralarcela congelada?

    ResponderExcluir
  6. Não consegui ralar congelada.... Queria tanto aproveitar um monte de mandioca q tenho congelada mas não consegui ralar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kattiúscia, não dá pra ralar mesmo, não, mas vc pode picar em pedaços pequenos e bater no liquidificador misturando com um pouco do leite da receita. Como eu falei logo acima, ralar mandioca congelada é muito difícil. Até mais.

      Excluir
  7. se eu esperar a mandioca descongelar, altera no sabor ou na espesura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não altera em nada, fica tão gostoso quanto. Só é ruim pra ralar... Mas dá certo.

      Excluir