Translate

sábado, 24 de março de 2012

Medalhão de Robalo Ao Molho De Coco



Ou quase isso! É uma moqueca suave, quase como a moqueca capixaba, só  que leva um pouco de leite de coco para realçar o sabor. A verdade é que eu tinha uns medalhões de robalo e queria adicionar ao peixe um sabor suave e ao mesmo tempo que se fizesse presente. Pensei logo no leite de coco.
Mas não serve o de garrafinha, não! Tem gosto de sabão. Você não vai querer o seu delicioso peixe com sabor de sabão, não é mesmo? Aliás, você não vai querer fazer nada com leite de coco de garrafinha porque fica tudo com gosto de sabão  – bolo, pudim, receitas salgadas, curau....definitivamente, esqueça a garrafinha.
Hoje em dia é super fácil comprar coco fresco. Já descascado, no ponto. Não é difícil encontrar nos supermercados em pedaços acondicionados em bandejas. Melhor ainda: escolha um coco e peça para quebrarem na hora. Leve para casa e o que não usar na hora, congele. Dura um tempão. Então, antes da receita do peixe, vai a receita do leite de coco:

LEITE DE COCO -  para fazer o leite de coco: bata cerca de ½  coco grande, descascado e picado no liquidificador com um pouco de água morna. Depois, tire do liquidificador e acrescente 1/2 copo de água fervente. Em seguida, passe por uma peneira, espremendo bem. Repita o procedimento, com um pouco mais de água fervente, tornando a passar na peneira. Cuidado para não por água demais, e o leite não ficar muito ralo. Busque um ponto ideal. Feito isso com cuidado, está pronto seu leite de coco para ser usado imediatamente.

Voltando ao peixe, não tenho exatamente uma receita, mas um...

MODO DE PREPARO:

- Tempere o peixe com antecedência de 2 ou 3 horas, com limão, um pouco de gengibre ralado e pouco sal.
- Forre uma panela com azeite, rodelas de tomate, de cebola e disponha os medalhões sobre essa cama. Faça mais uma camada cobrindo os medalhões. Acenda o fogo e deixe refogar, pegar sabor. Não deixe queimar.
- Acrescente um copo ( ou mais) de água com um pouco de colorau.
- Deixe cozinhar uns 5 minutos como se faz  com uma moqueca. Acrescente o leite de coco ( um copo grande) e deixe terminar o cozimento ( cerca de 15 min).Desligue o fogo.
-   Sirva bem quentinho à sua maneira – pode ser com um arroz bem branquinho, ou batatas assadas ou sauté, pirão, salada, ou o que desejar, pois um bom peixe combina com quase tudo.
- Escolha o acompanhamento e delicie-se!



Nenhum comentário:

Postar um comentário