Translate

domingo, 18 de março de 2012

Hamburger Caseiro

                               Sirva no sanduíche ou com uma salada, ainda quentinho, recém-feito. 

É a receita do Jamie (para os íntimos, hehe). E é claro que dá certo, é fácil, simples, e por isso mesmo, sensacional! Não tem segredo, aliás, se tiver, é um só! Não deixe passar do ponto, pois fica seco, borrachento, perde a cor bonita, fica sem graça, mesmo! Bem, é a melhor receita que já fiz, dentre tantas, visto que o sabor e a textura ficaram do jeito que eu queria.

Receita do livro Revolução na Cozinha,Jamie Oliver, levemente adaptada

Rende, em média, 8 porções, bem polpudas, cada hamburger serve muito bem uma pessoa.

1k e 200g de patinho moído (peça ao açogueiro para moer- só uma vez mesmo - é melhor do que comprar aquela que já está moída)
salsinha, beeeem picada (eu corto com tesoura culinária)
cebola picada
1 colher de chá de mostarda de Dijon
1 ovo
sal a gosto
azeite de oliva  extra-virgem
24 bolachas cream crackers ( eu fiz com bolacha d’água)


Embrulhe as bolachas num pano de prato e esmague-as o quanto conseguir - a idéia e formar uma farofa. No meu caso, ficaram vários pedacinhos inteiros, o que dá p conferir até na foto. Então, de posse das bolachas, misture todos os ingredientes, menos o azeite. Faça bolas gordas, achate-as, modele cada uma com cerca de 2 cm de espessura, regue-as com azeite, disponha numa travessa e ponha na geladeira até a hora de usar.
Use uma grelha ou frigideira grande antiaderente, aqueça um pouco antes, e acomode os hambúrgueres, dois de cada vez (depende do tamanho da sua frigideira, eles não podem soltar suco) e grelhe por 3 ou 4 minutos de cada lado. Se ainda estiver cru no centro, vá retirando da grelha e acomodando no forno aquecido a 160º, e deixe alguns minutos ali, até ficar no ponto.

Tãaooo delicioso e o  melhor, sem conservantes, e sem aquele monte de gordura, dos hambúrgueres de caixinha. Gosto de fazer essa quantidade, porque congelo alguns, devidamente embaladas no filme plástico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário