Translate

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Panqueca - Massa


Panqueca – massa

Estou postando uma massa de panqueca super simples e prática. Futuramente, postarei alguns recheios, doces e salgados.

rende 20 panquecas

3 xícaras de farinha de trigo
3 ovos
3 xícaras de leite
sal

Misture tudo no liquidificador.
Escolha uma frigideira de tamanho médio, unte levemente com óleo.
Coloque um pouco da massa e espalhe. Quando cozinhar, vire com a ajuda de uma escumadeira.
Empilhe as panquecas e reserve, enquanto prepara seu recheio favorito.
DICAS:
Simples? Bem...não é, a princípio. Mas, depois de algumas vezes, é automático.
 Na primeira vez, a receita nunca rende 20 panquecas – por vários motivos: excesso de massa é o principal. Mas tbm, perde-se muita massa, porque alguma não sai perfeita, ou gruda na frigideira, ou queima, etc.etc.. Com o tempo, vc adquire prática.
E panqueca é um prato tão gostoso, seja como lanche, ou refeição principal, ou até no café da manhã , que vale a pena  tentar fazer.
Bom apetite!




terça-feira, 18 de outubro de 2011

Macarrão com Frango e Presunto



Esse é um macarrão simples, mas saboroso e completo.  Para aquele dia que vc quer fazer alguma coisa legal mas não tem muito tempo...para agilizar mais ainda, siga as dicas no final do post.
400 gramas de macarrão conchiglione
1 cebola fatiada
2 dentes de alho
4 tomates sem pele, picados
300 g de presunto
1 peito de frango cozido e desfiado
300 g de queijo mussarela, cortado em tiras grossas.
100 g de queijo parmesão ralado na hora
1 xícara de ervilha congelada


Numa panela, coloque a manteiga para derreter e adicione a cebola ralada, em seguida o alho.
Adicione os tomates e deixe apurar. Acerte o sal e coloque as ervilhas , o presunto e por último o frango. Mexa bem, e deixe cozinhar mais 1 ou 2 minutos.
Cozinhe o macarrão em 4 l de água de acordo com as instruções da embalagem.
Escorra, ponha num refratário e joque o molho em cima, misturando bem.
Espalhe o queijo mussarela, e leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC,  por uns 5-10 minutos, e depois use o grill para gratinar.

DICAS:
Você pode fazer várias variações, como usar milho, pimentão vermelho ou amarelo (bem refogadinho depois da cebola) alho-poró em vez de cebola, perfumar com manjericão ou orégano e etc..
Use pacote pronto de frango cozido desfiado e salgado. É uma mão na roda. Vc pode tbm cozinhar  peitos de frango, desfiar, salgar levemente e congelar, mantendo, assim, seu próprio estoque.
No lugar dos tomates, use uma lata de tomate pelado.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Macarrão de Forno


Deus meu! Quanto tempo fiquei sem postar...uma correria tão grande por esses dias e não tive tempo nem mesmo de cozinhar, ou preparar posts para editar. Acho que agora tudo deve voltar ao normal – espero – e trago aqui uma receita de tirar o chapéu!
Já ouviu falar daquele macarrão feito na panela de pressão?
Pois é, eu fiquei encantada com um muito parecido – só que ao forno! Em vez de colocar o macarrão cru com tudo que tem direito na panela de pressão, coloca-se tudo no refratário, vai ao forno, aguarda-se alguns minutos e pronto!

Inspirada na receita da Revista Melhores Receitas da Malu, Ano I, nº 1, 2009.
Serve 4 -5 pessoas

1 kg de lingüiça de pernil
4 colheres de sopa de azeite
400 g de macarrão tipo ninho
1 cebola picada
3 dentes de alho picado
12 tomates maduros, picados, sem pele e sem sementes
3 xícaras de água
1 bisnaga de requeijão cremoso (tipo catupiry ou similar)
manjericão, tomilho.
sal a gosto
queijo parmesão a gosto para polvilhar

Coloque a lingüiça numa panela e cubra com água. Deixe aferventar por 30 minutos. Espere esfriar, tire a pele e fatie. Numa caçarola, frite a lingüiça em 2 colheres de azeite até dourar. Frite aos poucos, para não encher de água. Reserve.
Disponha os ninhos de macarrão num refratário e coloque montinhos de lingüiça dentro de cada ninho. Vai sobrar lingüiça e então, coloque nos espaços entre os ninhos.
Bata os tomates no liquidificador com a água. Reserve.
Frite a cebola no azeite restante, adicione o alho e quando estiver transparente, coloque o tomate reservado. Deixe cozinhar por volta de 30 min. Acrescente 1 punhado (pequeno) de manjericão e tomilho frescos, acerte o sal e deixe mais alguns minutos.
Com o molho pronto, despeje com cuidado sobre os ninhos, envolvendo tudo.
Por cima de cada ninho, coloque uma porção de requeijão.
Polvilhe tudo com parmesão.
Leve ao forno pré-aquecido a 230ºC ( médio – nº 3) por 30 minutos.
Sirva em seguida.

Este macarrão está indo ao forno agora

Obs – esse prato fica saboroso e tão diferente! Esqueça o macarrão tradicional, al dente,etc. A textura é outra. Esse prato assemelha-se mais ao sabor de uma lasanha, pois a massa fica bastante macia.





DICAS:
Tenho o costume de colocar o refratário dentro de uma forma grande de alumínio – além de evitar que as bordas se queimem, fica mais fácil o manuseio no forno.
Tem gente que prefere fritar a lingüiça direto, sem cozinhar e na receita original, diz assim. Mas eu sempre acostumei a ferver bem toda e qualquer carne suína. Não custa nada.
Pra variar, a salsicha foi no meio....hehe, a pedidos.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Pizza Caseira




Já pensou em fazer pizza em casa? E ficar livre daquelas pizzas de caixinha que a gente compra no supermercado?
Você vai ficar livre dos aditivos químicos, gorduras saturadas, cloreto de sódio, etc,etc.
Sem contar que é muito mais saborosa, basta um pouquinho de tempo... e nem é tanto tempo assim. Tudo é uma questão de prática e organização. Na primeira vez,  demora mesmo, até vc pegar o jeito.
Mas, com o tempo, vc vai fazer sem pensar.
Quer ver?
Pizza é basicamente: molho de tomate, queijo mussarela e um ingrediente ou mais, geralmente picados: frango com catupiry, marguerita ( tomate, manjericão) rúcula com tomate seco, etc.

Uma boa idéia é separar os ingredientes com antecedência:  corte o queijo em tiras finas, faça o molho de tomate, pique a calabreza, presunto, queijos variados ou o que mais for usar.
Se a pizza for para o almoço, faça a massa de véspera, à noite, e deixe descansar na geladeira.

Houve uma época em que minha mãe, quando éramos crianças, gostava de fazer pão caseiro. Para nossa sorte, essa época durou bastante tempo:
 Logo após o café da manhã, ela juntava os ingredientes e sovava um pouco a massa. Sem exageros.Colocava, então, dentro do forno para crescer e ia cuidar dos seus afazeres. A massa ficava ali a tarde inteira. Quando, no final da tarde, minha mãe retirava a massa, já imensa, do forno, modelava rapidamente os pãezinhos e punha para assar.
O cheiro dos pães assando no forno invadia a casa inteira e não tem nada mais espetacular e acolhedor do que isso!

Essa massa rende duas pizzas grandes ( forma redonda de 32cm) e duas pequenas  (forma de 24 cm).
Você pode fazer a receita inteira e congelar parte da massa. 
Se desejar congelar, deve ser após o período de crescimento. Faça uma bola, coloque num saquinho plástico, tire o ar, feche e leve ao freezer.


 Pizza caseira:

1 k de farinha de trigo
600 ml de água
2 colheres de sopa cheias  de azeite (30 ml)
10 g de fermento biológico seco
sal - 2 colheres de chá cheias


Junte numa pequena vasilha: fermento seco, sal, azeite e misture suavemente.
Coloque a farinha numa vasilha grande, faça um buraco no meio e coloque a mistura. Vá agregando a mistura à massa aos poucos, e acrescentando água à medida do necessário. Qdo ficar uma massa elástica e macia, faça uma bola e leve para descansar, coberta por um pano de prato. O melhor lugar é o forno.
A massa deve ser  sovada e levada para descansar. Geralmente 2 horas. Se quiser faça a noite e deixe descansar numa vasilha coberta com filme plástico na geladeira.
Abra a massa numa superfície enfarinhada – use bastante farinha de trigo.

E AQUI está todo o segredo dessa receita  – Nada de usar rolo de abrir massa. Vá abrindo com as mãos, do centro pra fora,  no sentido circular. Não abra até as extremidades, pois assim elas ficarão mais altas, criando uma discreta borda crocante. Na foto abx, ela ainda vai aumentar um pouco mais de tamanho.


 Para abrir dessa forma, vc vai precisar polvilhar farinha na massa o tempo todo, pois só assim ela vai abrindo com facilidade. Qdo estiver do tamanho desejado, retire o excesso de farinha e, com cuidado, coloque-a na forma, levemente untada. Coloque o recheio sobre a pizza  -  molho de tomate, queijo e o ingrediente principal, nessa ordem -- e leve para assar, em forno pré-aquecido a 240º- 250ºC ( no meu forno, isso equivale a 3ª gradação, a contar da mais baixa, exatamente a do meio).

DICAS:
Nas fotos, usei as coberturas: marguerita (molho, queijo, tomate, manjericão, orégano) e calabresa (molho, queijo, tomate, linguiça calabresa de boa marca, cortada bem fininha, cebolas, manjericão, orégano). Coloque sempre primeiro o molho, depois o queijo mussarela.


Esta pizza acabou de sair do forno!

Leve ao forno pré-aquecido a 240ºC até que a massa esteja assada. Quando está assada? Só tem um jeito de saber - prove um pedacinho da borda  -  o ponto exato é quando vc não sentir mais o gosto de farinha crua.

Tire do forno, acrescente manjericão, orégano. Depois eu coloco mais uns 5 min para dourar, geralmente nessa hora, uso o grill do forno.

Esta deliciosa pizza já está assada e dourada ( no grill) . Já pode sair do forno!


Retire do forno e, com uma espátula, levante com cuidado um lado da pizza, escorregue-a para uma tábua, coloque um fio de azeite, corte-a em fatias com um cortador próprio  e leve imediatamente para a mesa!