Translate

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Macarrão de Forno


Deus meu! Quanto tempo fiquei sem postar...uma correria tão grande por esses dias e não tive tempo nem mesmo de cozinhar, ou preparar posts para editar. Acho que agora tudo deve voltar ao normal – espero – e trago aqui uma receita de tirar o chapéu!
Já ouviu falar daquele macarrão feito na panela de pressão?
Pois é, eu fiquei encantada com um muito parecido – só que ao forno! Em vez de colocar o macarrão cru com tudo que tem direito na panela de pressão, coloca-se tudo no refratário, vai ao forno, aguarda-se alguns minutos e pronto!

Inspirada na receita da Revista Melhores Receitas da Malu, Ano I, nº 1, 2009.
Serve 4 -5 pessoas

1 kg de lingüiça de pernil
4 colheres de sopa de azeite
400 g de macarrão tipo ninho
1 cebola picada
3 dentes de alho picado
12 tomates maduros, picados, sem pele e sem sementes
3 xícaras de água
1 bisnaga de requeijão cremoso (tipo catupiry ou similar)
manjericão, tomilho.
sal a gosto
queijo parmesão a gosto para polvilhar

Coloque a lingüiça numa panela e cubra com água. Deixe aferventar por 30 minutos. Espere esfriar, tire a pele e fatie. Numa caçarola, frite a lingüiça em 2 colheres de azeite até dourar. Frite aos poucos, para não encher de água. Reserve.
Disponha os ninhos de macarrão num refratário e coloque montinhos de lingüiça dentro de cada ninho. Vai sobrar lingüiça e então, coloque nos espaços entre os ninhos.
Bata os tomates no liquidificador com a água. Reserve.
Frite a cebola no azeite restante, adicione o alho e quando estiver transparente, coloque o tomate reservado. Deixe cozinhar por volta de 30 min. Acrescente 1 punhado (pequeno) de manjericão e tomilho frescos, acerte o sal e deixe mais alguns minutos.
Com o molho pronto, despeje com cuidado sobre os ninhos, envolvendo tudo.
Por cima de cada ninho, coloque uma porção de requeijão.
Polvilhe tudo com parmesão.
Leve ao forno pré-aquecido a 230ºC ( médio – nº 3) por 30 minutos.
Sirva em seguida.

Este macarrão está indo ao forno agora

Obs – esse prato fica saboroso e tão diferente! Esqueça o macarrão tradicional, al dente,etc. A textura é outra. Esse prato assemelha-se mais ao sabor de uma lasanha, pois a massa fica bastante macia.





DICAS:
Tenho o costume de colocar o refratário dentro de uma forma grande de alumínio – além de evitar que as bordas se queimem, fica mais fácil o manuseio no forno.
Tem gente que prefere fritar a lingüiça direto, sem cozinhar e na receita original, diz assim. Mas eu sempre acostumei a ferver bem toda e qualquer carne suína. Não custa nada.
Pra variar, a salsicha foi no meio....hehe, a pedidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário