Translate

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Risoto de Salmão e Palmito com Perfume de Limão





Hoje acordei com vontade de comer risoto, mas queria algo assim...leve. Penso que salmão harmoniza muito bem com palmito, e com limão, nem se fala...usei o siciliano, de sabor e perfume suaves.

Todo mundo gostou muito...o caçula, bom de garfo que só ele, adorou!

Serve 3-4 pessoas
1 talo de alho-poró médio, fatiado
50 g de manteiga
1 xícara e meia de arroz arbóreo
150 ml de vinho branco seco
1 l de caldo de legumes ou o quanto baste
300-350 g de filé de salmão ( escolha um filé grande e de boa espesssura e retire 2 porções altas)
2 colheres de sopa de azeite
1 vidro de palmito, picado – não usei o palmito todo, sobrou pouco menos da metade
1 limão siciliano – o suco e as raspas
1 pedaço de gengibre fresco ( tipo assim, do tamanho do polegar...rs), ralado  na hora
sal a gosto
queijo parmesão ralado na hora

Se vc quiser o passo a passo do risoto, vá aqui. Se já souber o básico, então basta acompanhar o modo de preparo.


Tempere  o filé de salmão com o gengibre ralado, o suco de ½ limão e sal a gosto. Corte em pequenos pedaços e frite em azeite quente, por um minuto, depois pingue um pouco de caldo de legumes quente. Tampe a panela e deixe cozinhar por volta de 5 minutos. Vá pingando o caldo aos poucos. Deixe secar e vire os pedaços, para dourar o outro lado. Espere esfriar, corte em lascas e reserve. Derrame uma concha de caldo na panela que fritou o salmão, aproveitando o dourado que ficou da fritura. (Desde que a panela não tenha queimado!)e aproveite, pois fica saboroso para acrescentar ao risoto.

Frite o alho poró, sem dourar, acrescente o arroz, frite e adicione o vinho. Vá mexendo até evaporar, adicione o suco de ½ limão que sobrou, não pare de mexer, ponha o  caldo aos poucos, mexendo a todo instante. Qdo estiver quase cozido, é a vez do salmão e palmito. 2 minutinhos e manteiga e um pouco de queijo parmesão – umas 2 colheres cheias, e tá bom, porque as estrelas do prato são o salmão e o palmito. Feche a panela, cozinhe mais 1 min. Polvilhe com as raspas do limão.
Sirva imediatamente.
DICA: usei 50 ml de vinho tinto seco, junto com o vinho branco. Se usasse só o tinto, resultaria num sabor e cor diferentes do que eu queria. Resolvi o problema usando apenas um pouquinho do tinto, em complemento ao vinho branco.Acho que deu um suave tom rosado ao risoto, combinando super com o salmão! 



2 comentários:

  1. O vinho usado na receita pode ser o vinho branco suave ou somente o seco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, o vinho a ser usado deve ser o seco, pois o branco suave é adocicado e irá interferir no resultado da sua receita, ok. Abçs.

      Excluir