Translate

domingo, 25 de setembro de 2011

Pavê de Amendoim




Pavê de amendoim me remete à infância. É um sabor guardado e por muito tempo, apenas na memória, pois quase nunca o vejo por aí. Os mais famosos são os pavês de chocolate, bombons, frutas...etc.
Esta receita, embora não seja a original, é uma tentativa de resgatá-la que foi bem sucedida.
O Pavê de minha infância é exatamente assim: nada de cobertura de claras com açúcar e creme de leite – a cobertura era de chocolate!
Sabe o que você faz com as claras? Guarde num recipiente imaculadamente limpo e seco, feche bem e leve ao freezer. Elas se conservam por muito tempo. E é possível bater em neve muito bem, desde que se descongele naturalmente. Uso para fazer marshmallow.

Pavê: 
-  bolacha maisena – ½ pacote ou qto baste
- 2 colheres de sopa de rum ( opcional)
- leite para umedecer os biscoitos
- 1 xícara de amendoim torrado, sem a pele e triturado ( cerca de 1 xíc., eu uso menos, mas aí vai do gosto de cada um)
- alguns amendoins torrados inteiros, para enfeitar
Creme:
- 1 lata de leite condensado
- 2 xícaras de leite
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 3 gemas ( congele as claras)

Cobertura:
- 2 colheres de sopa de chocolate em pó ( eu uso o dos padres)
- ½ lata de creme de leite

Misture bem o leite condensado, o leite, a farinha  e  as gemas peneiradas numa panela. Leve ao fogo moderado sem parar de mexer até engrossar. Deixe ferver 1 min e desligue o fogo. Coloque numa bacia com água fria para parar o cozimento.Cubra o creme com filme plástico para não formar película.
Agora faça a cobertura: misture o creme de leite com o chocolate em pó numa panela, leve ao fogo e mexa sem parar até quase ferver e desligue. Ponha a panela numa bacia com água fria ou gelada. Quando esfriar leve ao frezeer por alguns minutos enquanto prepara a cobertura.
Coloque leite num prato, polvilhe açúcar e umas gotas de rum, se for usar. Deite os biscoitos até ficarem moles, sem  derreter.
Num refratário pequeno e comprido, acomode os biscoitos numa camada. Ponha uma camada de creme e polvillhe amendoim triturado. Proceda assim até acabarem os ingredientes. A última camada deve ser de creme.
A cobertura, a essa altura já deve estar no ponto, tipo bem firme, mas ainda boa de trabalhar...ou melhor, de cobrir o seu delicioso pavê. Coloque às colheradas, e vá espalhando uma a uma, cuidadosamente, para o chocolate não se mesclar com o creme de amendoim.
Enfeite com amendoins inteiros e leve à geladeira.
Sirva no dia seguinte.
Aqui em casa, come-se muito antes disso! Quem resiste a uma fatia dessa deliciosa sobremesa, o biscoito derretendo na língua, o creme macio, aveludado e doce, o crocante de amendoim no fundo e o sabor do chocolate arrematando tudo? Faça e delicie-se!



Nenhum comentário:

Postar um comentário