Translate

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Risoto de Bacalhau





Este risoto de bacalhau, é uma receita fácil, delicada e sofisticada ao mesmo tempo. Substancial e completa e, ao mesmo tempo, leve. Fiz uma adaptação da receita do livro “Os 5 melhores delicius.” da Larousse – omiti alguns temperos q não uso e algumas medidas foram modificadas. Mas o acompanhamento é o mesmo, porque resultou numa combinação muito agradável: ovos poché.

Serve 2 pessoas:
Ingredientes:

40ml de vinagre branco

2 ovos
250 ml de leite
200 g de bacalhau dessalgado
40 g de manteiga sem sal (2 colheres de sopa)
20 ml de azeite de oliva
½  alho-poró pequeno fatiado
200 g de arroz arbóreo ( 2 xíc.)
100 ml de vinho branco (seco)
400 ml de caldo de legumes ou mais ( usei o caseiro)
70 g de ervilha fresca ( cozida com antecedência) ou congelada
sal a gosto
cebolinha picada para guarnecer (é + fácil cortar com tesoura culinária, o efeito tbm é + bonito)

- Para os ovos poché, ferva água numa panela, acrescente o vinagre e qdo ferver, abaixe o fogo.
- Abra os ovos na própria água, com cuidado e cozinhe por 5 minutos, estando a  clara cozida e a gema ainda mole. Retire-os delicadamente e reserve.
-  Coloque o leite e o bacalhau para cozinhar por 5 min. Escorra e reserve o líquido.
- Desfie o bacalhau e reserve.
- Refogue o alho-poró em metade da manteiga e no azeite, até ficar macio, sem deixar dourar e acrescente o arroz. Refogue mais um pouco e acrescente o vinho.
- Qdo o vinho evaporar, abaixe o fogo e vá adicionando o caldo,  pouco por vez, e deixe cozinhar com a panela semitampada, sempre mexendo, até o arroz ficar cozido.
- Então, despeje o líquido reservado do cozimento do bacalhau, a ervilha, acerte o sal. Deixe cozinhar uns 2 min. Acrescente o bacalhau com o resto da manteiga.Mexa mais um pouco e desligue o fogo.
- Reaqueça os ovos poché, se desejar, mergulhando-os numa tigela com água quente por alguns instantes e escorra. Use sempre uma escumadeira para manuseá-los ou uma colher de sopa de mesa.
- Sirva o risoto no prato, colocando o ovo por cima.
- Enfeite com cebolinha picada. Eu prefiro usar a ponta da cebolinha, mais estreita. Corto com a tesoura culinária, fica + fácil e bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário