Translate

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Ossobuco com Cardamomo




Rendimento: 6 porções
Ingredientes:
1 kg de ossobuco bovino
farinha de trigo para empanar
3  tomates sem pele e sem semente
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
½ xícara de chá de azeite de oliva
1 alho-poró fatiado
cardamomo – 3 bagas
sal a gosto
2 xícaras de chá de caldo de carne ( de preferência o caseiro) ou quanto baste
1 xícara de chá (240 ml) de vinho branco seco



Com uma faca faça cortes na pele externa da carne (aquela capa branca) em vários pontos, para não estourar enquanto cozinha. Você pode usar também uma tesoura culinária devidamente afiada.
Tempere com sal a gosto. Deixe em repouso por, no mínimo 30 min.
 Passe os pedaços de carne na farinha de trigo dos dois lados.
Doure bem o ossobuco em uma panela funda com metade do azeite e reserve.
Na mesma panela que dourou o osso buco,  acrescente o restante do azeite, a cebola e mexa, sem parar ( para não queimar) até ficar transparente.
 Adicione o alho e mexa, sem deixar dourar. Em seguida, o tomate e o vinho.
Deixe cozinhar um pouco para evaporar o vinho, acrescente o caldo de carne e misture bem. Adicione os ossobucos.
Abra as bagas de cardamomo  e retire os grãos marrons ou acinzentados e use na receita. Ou, se desejar, coloque com casca e tudo, mesmo (eu faço assim).
Deixe cozinhar, com a panela semi-tampada. Se necessário acrescente mais caldo durante o cozimento.
 Cozinhe em fogo baixo por uma hora e meia ou mais, até a carne ficar macia.
Acerte o sal,  Sirva com um aveludado purê de batatas....hummmm!



DICAS:
Se desejar, use panela de pressão. Atente para a quantidade de caldo de carne, pois, com certeza, será menor. Tampe a panela, vedando bem  e aguarde .O cozimento conta a partir do momento em que a panela apita. Deve-se abaixar o fogo e só então começar a contar 30 min. Após esse tempo, desligue o fogo e espere até sair todo o vapor. O ideal seria esperar mais uns 15 min pois o cozimento continua sob a pressão, mesmo com o fogo desligado.Só então, abra a panela. Se a carne ainda estiver dura, volte para a panela por mais uns 10 ou 15 min.
 LEMBRE-SE: para usar panelas de pressão é necessário seguir algumas regrinhas básicas.....como todo mundo sabe, se não forem manuseadas corretamente, elas explodemmm.....
então, embora use panelas de pressão há anos, resolvi buscar informações mais detalhadas sobre elas para postar aqui no blog:
Se quiser dicas de como usar panela de pressão, entre  no site magazine luiza, com orientações e explicações muito boas fornecidas pelo Corpo de Bombeiros:
CARDAMOMO – agora vamos falar dessa delícia de sementinha, uma especiaria da Índia que conquistou meu paladar....não deixe de experimentar, ou na carne, ou nos doces. Geralmente usa-se em carnes de porco e sopas....a idéia de colocá-la no ossobuco foi  minha e adorei...experimente. Se não gostar na carne, pois tem um sabor adocicado, teste em receitas doces. É divino!
Se quiser saber mais sobre cardamomo, entre aqui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário