Translate

sábado, 20 de agosto de 2011

Compota de Maçã Gelatinada



Esta  receitinha deu trabalho...mas valeu a pena. Apesar do açúcar, compotas são doces que não levam gorduras, e são mais saudáveis. Além do mais, fiquei surpresa com o sabor!
Vi várias receitas na Internet e de amigas. Eu a fiz por três vezes, cada qual de uma forma.  Nenhuma ficou exatamente como eu queria.
Acabei  tendo que fazer uma mistura,  pegando um pouco de cada receita, usando a intuição para chegar ao resultado desejado. Em algumas receitas,  o pó da gelatina é misturado com a água, em outras, você coloca  o pó da gelatina em cima das maçãs, assim:


e dá certo, elas ficam bem vermelhas. Se colocarmos a gelatina já misturada com a água, as maçãs não ficam muito vermelhas, sendo necessário adicionar corante artificial. Como prefiro sem corante, optei por essa versão.
A disparidade entre quantidade de  maçãs e gelatina também é grande. Optei pelo uso  de  2 caixinhas de gelatina para 6 maçãs -  é o ideal. Lá  vai a receitinha, totalmente adaptada, hehe, de todas as que vi até agora:
Ingredientes:
6 maçãs tipo fuji, descascadas e com os cabinhos
2 ¾ de xícaras de água
1 xícara de açúcar
2 caixas de gelatina sabor framboesa ( ou outra gelatina na cor vermelha)
cravos da índia ou canela a gosto ( usei somente os cravos da índia – 12)

-  Coloque numa panela de pressão a água com o açúcar.
-  Pegue as maçãs, uma a uma, e por sobre a panela, polvilhe a gelatina por toda a sua superfície. Faça isso sobre a panela, pois o pó da gelatina que for caindo, cai na própria panela. Acomode maçã por maçã no interior da panela até terminar de polvilhar todas.
-  Acrescente os cravinhos pra quem é de cravinho.....ou  a canela pra quem é de canela....ou os dois...rs.
-  Feche a panela de pressão e aguarde apitar. Abaixe o fogo e cozinhe por 3 minutos. -- Desligue, deixe sair todo o vapor. Há quem espere a panela esfriar, mas eu abro assim que o vapor sai, pois a maçã continua cozinhando e pode passar do ponto.
-  Use uma maçã teste..haha...parta a maçã teste no meio e se estiver branca no miolo, volte para a pressão por mais um minuto. Quando estiverem frias, leve para gelar. Este doce deve ser conservado em geladeira.
Não deixe de fazer esse delicioso doce! Você vai se surpreender com o sabor!




Nenhum comentário:

Postar um comentário