Translate

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Caçarola de Carne Guisada com Feijão Branco



Nunca vi uma receita de lagarto bovino em pedaços. Ele sempre é cozido ou assado inteiro, recheado ou não, para depois ser fatiado.
Mas eu queria este corte de carne guisado. Aquele modo tradicional de se cozinhar a carne em pedaços ou cubos – eu, particularmente, não sou fã dos cubos – com outros ingredientes, como legumes, tudo envolto num molho suculento e saboroso.
Então, um belo dia bolei essa receita, do jeitinho que eu imaginava! E ficou extremamente saborosooo!!
Ingredientes:
500 g de uma peça de carne bovina traseira chamada "lagarto"
200g  (1 xícara) de feijão branco
1 chuchu partido em 4
1 tomate em pedaços grandes
1 cebola picada,1 talo de aipo cortado em rodelas
3 dentes de alho 
40 g de manteiga
colorau, cominho –  a gosto ( tente uma colher de chá de cada ( aquela pequena!...)
alecrim – não pode faltar!
azeite, vinagre, sal a gosto
1 l de caldo de carne caseiro ou água
cebolinha picada
½ lata de tomate pelado



Corte a carne em pedaços. Eu fiz um grande filé,  cortando como quem descasca uma laranja, até atingir o miolo. Depois, cortei em tiras no sentido do comprimento, e essas tiras em pedaços. Penso que fica melhor do que fatiar e cortar as fatias em cubos, fica muito quadrado. Dessa forma os pedaços ficam irregulares e mais bonitos.



Deixe o feijão branco de molho de véspera, na geladeira. 
Tempere também a carne com antecedência – costumo temperá-la na noite anterior. Misture o sal, 2 dentes de alho amassado, colorau, cominho, meio raminho de alecrim, azeite e uma colher de vinagre. Tempere a carne com essa mistura e deixe marinar na geladeira. Ou, por pelo menos, duas horas.

Doure a carne na manteiga. Não ponha toda a carne de uma vez, senão enche de caldo e cozinha. Coloque aos poucos, o objetivo é dar aquela dourada...
Acrescente cebola picada, tomate, chuchu e o caldo de carne até cobrir e ficar “um dedo a mais” por sobre a carne. Acerte o sal.

Enquanto isso, cozinhe o feijão branco  à parte com 2 xícaras de água (despreze a água do molho de véspera). Não é preciso panela de pressão. Cozinhe com a panela semi tampada e se necessário, acrescente mais água. Depois de cozido o feijão, reserve.

Cozinhe a carne na panela de pressão por 15 min, após apitar. Espere o vapor sair. A carne deve ficar macia. Caso contrário, volte para a pressão por mais alguns minutos. Se necessário, acrescente mais caldo.

Numa caçarola grande, derreta a manteiga,e acrescente o alho poró, até ficar macio, sem deixar dourar. Adicione sal a gosto e um dente de alho picado, para refogar, sem queimar. Acrescente o feijão branco e mexa suavemente.Pique o tomate pelado e junte ao refogado. Refogue mais um minuto.
Acrescente, aos poucos, o guisado na caçarola e deixe borbulhar um pouquinho. Desligue o fogo e acrescente cebolinha picada bem fininho.
Aprecie essa delícia! Bom apetite.



2 comentários:

  1. Boa, Ana Margarit, obrigada por lembrar. Realmente, este detalhe escapou. Mas já corrigi o problema e acrescentei fotos do corte da carne.
    Bjos.

    ResponderExcluir