Translate

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Bolo fofo de limão siciliano



Este bolo tem um aroma e sabor bastante suave, pois, ao contrário de outros bolos, não usei o suco do limão. Ele é feito apenas com as raspas de um limão siciliano.
ADORO todo e qualquer limão:  mas, para esse bolo, não use outro limão, e vc verá a diferença: o limão siciliano é menos ácido e seu sabor é bem mais suave do que os outros. Razão pela qual este bolo tem um sabor inconfundível, a delicadeza do limão siciliano e o toque de fundo da baunilha natural.

Ingredientes:
- 200 g de manteiga ( ou margarina, se desejar)
- 1 e ½  xícara de açúcar
- 4 gemas pequenas ou 3 grandes
- raspas de um limão siciliano
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento químico em pó
- 4 claras batidas, um pouco antes de chegar em ponto neve
- 1 xícara de leite
- meia fava de baunilha

Abra a fava de baunilha no sentido longitudinal e retire os grãozinhos com a ponta da faca. Misture os grãozinhos com o leite e ferva (não deixe levantar a fervura). Desligue o fogo e espere o leite baunilhado esfriar (basta colocar numa vasilha com água e em poucos instantes o leite esfriará).
Enquanto isso,  peneire a farinha de trigo com o fermento ( se estiver com pressa, apenas misture, dá certo, tbm...hihi)
Misture bem a manteiga e o açúcar, só então acrescente as gemas. Bata até a massa ficar macia e clara. Acrescente as raspas de um limão siciliano.
Acrescente, aos poucos, a farinha e o fermento peneirados, alternando com a xícara de leite e sem parar de bater. A massa deve ficar clara e delicada, quase um creme. Sua consistência deve ser firme e nunca aguada.
Por último, bata as claras e  acrescente delicadamente.
 Unte e enfarinhe uma forma retangular ( eu usei uma de 20X25 cm) e leve ao forno pré-aquecido ( cinco minutos antes, no meu forno, é suficiente).
Ao colocar o bolo no forno, mantenha o fogo alto por 5 min, depois, mude para médio. Leva, 
aproximadamente, 30 m. Mas este tempo varia de um forno para outro.

 Fique atenta assim que o bolo crescer e corar ( por volta de 20 a 25 m). Antes de tirar o bolo do forno, espete com um garfo: se sair limpo, está pronto. Tire do forno imediatamente e deixe esfriar num lugar onde 
não haja corrente de ar.

DICAS:
Ao colocar o bolo no forno, não abra a porta enquanto ele não começar a corar, ou o bolo murcha e fica solado.
Cada forno é de um jeito, então, temos que adequar  as receitas ao nosso forno. O tempo sempre varia, um pouco.
A casca da baunilha, sempre coloco no pote de açúcar refinado ( que só uso para fazer bolos). Esse pote deve ser hermético e sempre bem fechado. A casca pode ficar lá por uma semana e seu açúcar ficará deliciosamente aromatizado. Serve para fazer bolos, cremes, etc.



Engraçado, como o limão, poeticamente e até no dito popular é associado a fatos e coisas negativas: “fulano é azedo como um limão”, “ se a vida te deu um limão ( ou seja, vida azeda...) faça uma limonada”...e por aí vai.

Mas teve quem fizesse boas associações – e tem uma que gosto bastante: é do compositor Djavan: quem se recorda da bela canção: “Faltando um Pedaço”?
Deixo um pedacinho dela para você recordar....e ver o outro lado da moeda....quer dizer, o outro lado do limão.....hehe!


“O amor é como um raio galopando em desafio

Abre fendas cobre vales, revolta as águas dos rios
Quem tentar seguir seu rastro se perderá no caminho
Na pureza de um limão ou na solidão do espinho”



Nenhum comentário:

Postar um comentário